sexta-feira, fevereiro 20, 2015

Cookies de aveia e avelã tostadas e cerejas secas, Michael Keaton de novo e vocês, leitores

English version

Toasted oat, cherry and hazelnut cookies / Cookies de aveia e avelã tostadas e cerejas secas

Sei que já lhes disse diversas vezes que adoro manter este blog e já lhes dei várias razões para isso, mas o que posso fazer se é a mais absoluta verdade? Os leitores me dão alegrias e peço desculpas por parecer um disco riscado. :)

Dias atrás postei na página do blog no Facebook que agora que tenho dois sobrinhos bebês comecei a fuçar as roupinhas nas lojas de departamento e fiquei doida da vida por 90% das roupas serem para meninas – em pouco tempo havia leitoras comentando que elas passam por isso por serem mães de meninos, e outras me deram até dicas de lojas online nas quais posso encontrar mais opções de roupinhas. Eu acho isso tão bacana: tenho um blog de comida, mas posso escrever sobre qualquer outro assunto que eu quiser e contar com as respostas de vocês.

Outra coisa que eu adoro é quando vocês veem algo legal e se lembram de mim: hoje, por exemplo, a Andreza Marino me enviou este link por causa do meu amor por “Birdman” e eu ri tanto que fiquei com lágrimas nos olhos – agora, quero mais do que nunca que o Oscar vá para as mãos de Michael Keaton domingo que vem. Obrigada, Andreza! Amei o vídeo!

Recebo tantas mensagens queridas de vocês e elas me dão mais e mais vontade de continuar escrevendo aqui e lhes trazendo receitas gostosas e que dão certo – os cookies de hoje são uma variação saborosa de barrinhas de cereais e podem ser adaptadas de acordo com o gosto de vocês: as avelãs e as cerejas secas podem ser substituídas por quaisquer outras oleaginosas e frutas secas, como amêndoas, castanha do Brasil, damasco seco, passas... Acho até que farinha de centeio cairia bem aqui – o sabor dela ficaria incrível combinado ao sabor das avelãs.

Cookies de aveia e avelã tostadas e cerejas secas
um tiquinho adaptados do lindíssimo Scandilicious Baking

150g de aveia em flocos
50g de avelãs em lâminas
100g de farinha de trigo
50g de farinha de trigo integral
¾ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de bicarbonato se sódio
¼ colher (chá) de canela em pó
1/8 colher (chá) de sal
125g de manteiga sem sal, amolecida
100g de açúcar mascavo claro
50g de açúcar cristal
1 ovo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
100g de creme azedo (sour cream)*
75g de cerejas secas, cortadas ao meio se forem graúdas

Preaqueça o forno a 180°C. Coloque a aveia e as avelãs em uma assadeira média e leve ao forno por 10 minutos, misturando na metade do tempo. Deixe esfriar completamente (desligue o forno).

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame as farinhas, o fermento, o bicarbonato, a canela e o sal. Na batedeira, bata a manteiga e os açúcares até obter um creme claro. Junte o ovo e bata. Raspe as laterais da tigela. Junte a baunilha. Com uma espátula de silicone, incorpore a mistura de farinha, o creme azedo, a aveia com as avelãs e as cerejas secas. Misture apenas até incorporar. Cubra e leve à geladeira por 45 minutos.

Preaqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes e rasas com papel manteiga.
Coloque porções de 2 colheres (sopa) niveladas de massa por biscoito nas assadeiras deixando 5cm de distância entre uma e outra. Asse os biscoitos até que dourem nas extremidades, 12-14 minutos. Deixe esfriar nas assadeiras por 5 minutos e então deslize o papel com os biscoitos para uma gradinha e deixe esfriar completamente.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 28 unidades

11 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Adoro bolachas de aveia.
Parecem deliciosas.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/quinze-dias-com-james-martin-e-peixe.html

Anônimo disse...

Oi Pat!
Seu blog é para mim uma fonte diária de inspiração, ideias e aconchego.
Parabéns pelo conteúdo e textos. Da tela do meu computador não sinto o cheiro das preparações - que deve ser magnífico! - mas consigo sentir todo carinho e dedicação com os quais você produz as receitas.
Grande abraço!

Patricia Scarpin disse...

Oi, deviagemsa! Obrigada a vc pelo comentário, fiquei muito feliz sabendo que vc gosta daqui! Um bj!

Luciana Leal disse...

Patricia, você é uma querida! Beijo

Patricia Scarpin disse...

Lu Leal, obrigada, flor! 💜💜

Cassis @Cozinha Legal disse...

Patrícia, continue sempre assim. Tenho certeza que inspira muita gente, assim como me inspirou a ter meu próprio blog.
Hoje entendendo um pouco do que vc diz, sobre o carinho dos leitores, pois tem acontecido comigo e é muito gratificante poder ajudar outras pessoas.
Você me inspira e muito!

Beijos, Cassis. =)

Patricia Scarpin disse...

Cassis, que gostoso ler esse seu comentário, obrigada, querida! <3
Bj!

Dora disse...

Este link que a Andreza passou é extraordinário!! Adorei!!!
E, este teu blog é extraordinário também. Não só pelas maravilhas de receitas (todas que fiz ficaram deliciosas), mas também pela proposta de união de alguns prazeres que compartilho contigo: Filmes, seriados junto com um bom quitute.

Patricia Scarpin disse...

Dora, obrigada pelo comentário tão doce! Que bom saber que vc gosta do blog, fico super feliz! Beijo!

Delicioso Equilíbrio disse...

Olá, fiz a receita, com algumas poucas adaptações para ajustar ao que eu tinha em casa. Troquei o sour cream por iogurte, as cerejas por cranberries, e a farinha eu coloquei 1/3 da comum, 1/3 da integral e 1/3 de centeio (segui a sua sugestão). Ficou excelente, muito gostoso! Obrigada! Samantha.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Sam! Tudo bem?
Menina, adorei a sua versão dos cookies! E que bom que a receita e a minha sugestão de usar farinha de centeio agradaram, fiquei muito feliz!
Obrigada a você por vir aqui me contar o resultado da receita. Beijo!