terça-feira, setembro 23, 2014

Bolo de milho e limão siciliano (sem glúten) + filmes, filmes e mais filmes

English version

Lemon and polenta cake (gluten free) / Bolo de milho e limão siciliano (sem glúten)

As duas semanas de férias me deixaram pro fora dos novos lançamentos do cinema e dos filmes pelos quais esperar ansiosamente nos próximos meses – eu não tinha nem ideia do que estava em cartaz por aqui, era hora de me atualizar.

No final de semana, fui ao cinema com minha irmã – não fazíamos isso desde “Planeta dos Macacos: O Confronto”, tempo demais! – e vimos “Lucy”: gostei bastante do filme, e é sempre incrível ver filmes protagonizados por mulheres quebrando tudo nas bilheterias, calando os idiotas que acham que mulher não dá lucro na indústria do cinema (lembremos todos do discurso de Cate Blanchett no Oscar, meses atrás). :)

Mais notícias boas: adorei descobrir que “Garota Exemplar” chega aos cinemas brasileiros um dia antes da estreia americana, um alívio já que “Os Homens que Não Amavam as Mulheres” demorou um mês pra vir pra cá. Oba! \0/

E para o futuro próximo, vi o trailer de “Low Down” e mal posso esperar pra saber quando o filme será lançado, não só pelo ótimo trailer, mas também por causa do elenco espetacular: me apaixonei por John Hawkes depois de ele me deixar boquiaberta três vezes seguidas, sendo maravilhoso em “Inverno da Alma”, “Martha Marcy May Marlene” e “As Sessões” (e sendo roubado de uma indicação ao Oscar pelo último). Todo mundo que viu “Super 8” percebeu que Elle Fanning é talentosa, e o que dizer de Glenn Close? <3 <3 <3

Depois de me inteirar sobre os filmes, fiz o mesmo com a minha cozinha: não preparava nada fazia muito tempo e estava desesperada por uma fatia de bolo fresquinho. Fiz um bolo de mel que ficou uma delícia, mas como ainda não consegui mexer com as fotos lhes trago outro bolo, igualmente gostoso, algo que fiz antes de viajar; encontrei a receita ao procurar por (mais um) bolo de limão, e não fiquei decepcionada: úmido, azedinho e delicioso, tenho certeza de que agradará aqueles amam bolos de limão tanto quanto eu.


Bolo de milho e limão siciliano (sem glúten)
um nadinha adaptado do delicioso Breakfast, Lunch, Tea: The Many Little Meals of Rose Bakery

150g de açúcar cristal
raspas da casca de 2 limões sicilianos
165g de manteiga sem sal, amolecida
suco de ½ limão siciliano
½ colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos
185g de farinha de amêndoa
75g de polenta instantânea
35g de amido de milho
½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de bolo inglês de 20x10cm (com capacidade para 6 xícaras de massa), forre com papel manteiga e unte o papel também.
Coloque o açúcar e as raspas de limão na tigela da batedeira e misture com as pontas dos dedos para aromatizar o açúcar. Junte a manteiga e bata com a batedeira até obter um creme claro e fofo. Junte o suco de limão e a baunilha, seguidos dos ovos, um a um, batendo bem a cada adição – a mistura pode parecer talhada, não se preocupe. Em uma tigela, misture a farinha de amêndoa, a polenta, o amido de milho, o fermento e o sal e incorpore-os à mistura da batedeira, misturando de baixo para cima, gentilmente, com uma espátula de silicone.
Transfira a massa para a forma e asse por 40-50 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Desenforme com cuidado e remova o papel. Polvilhe com açúcar de confeiteiro para servir.

Rend.: 6-8 porções

7 comentários:

Unknown disse...

Oi, uma duvida, essa polenta instantânea seria farinha de fubá? Grossa ou média?

Adorei a receita, tem cara de ser uma delicia :)

Patricia Scarpin disse...

Oi, eu usei polenta instantânea mesmo, da Divella. É fininha.
Obrigada!

Unknown disse...

Oi Patricia,
Tempo que nao apareço por aqui, mas sempre vejo as receitas.
Tenho intolerância à lactose (da braba) e tenho procurado substituir manteiga por azeite de oliva ou óleo de canola. Será que dá para substituir nessa? o que vc acha?
bj e parabéns!!!!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Edrisa! Tudo bem?
Só testando para saber, eu não tenho certeza se daria certo - quando a receita pede a manteiga derretida, eu já troquei e funcionou bem, mas nesse caso vc precisa bater a manteiga e o açucar até obter um creme, pode afetar a textura do bolo.
Beijo!

Anônimo disse...

Edrisa, eu substituo a manteiga por óleo porque aqui onde moro não encontro manteiga de boa qualidade, ainda mais sem sal. Se há diferença, é mínima. Uso óleo de girassol e acredito que o de canola dará o mesmo efeito. Vá com fé!

Naty disse...

Já te disse que eu te amo? hehehhehe!!!!!!!
Também sou apaixonada por limão siciliano, e ter tantas receitas boas aqui com ele deixa-me nas nuvens!!!!!
Obrigada por compartilhar as deliciosas receitas!!!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Naty! :D
Obrigada pelo carinho, querida. Tomara que vc goste das receitas!
Bjs!