quinta-feira, agosto 28, 2014

Muffins de maçã, creme azedo e canela

English version

Apple, sour cream and cinnamon crunch muffins / Muffins de maçã, creme azedo e canela

Tenho que tomar cuidado quando estou cozinhando com certos ingredientes – sem perceber, acabo comendo tudo antes de usá-los na receita propriamente dita! Tomates cereja, cenoura crua, azeitonas, queijo, castanhas: ou me controlo, ou não sobra nada.

Dependendo do ingrediente meu marido faz a mesma coisa, e aí lá se foi o jantar.

Junte à lista sementes de abóbora tostadas – são deliciosas e evito me empolgar demais com o fato de serem saudáveis. Enquanto preparava estes muffins separei as duas colheres (sopa) necessárias para a receita e medi outras duas colheres de sementes para beliscar – elas acabaram em pouco tempo (eu tinha acabado de misturar os ingredientes secos na tigela grande).

Disse a mim mesma que era melhor comer um punhado de sementes de abóbora do que um punhado de doce e parei de me preocupar com o assunto. ;)

Falando nas sementinhas, fiquem à vontade para usar as cruas nestes muffins – são elas as pedidas na receita original; usei as torradas porque eram o que eu tinha em casa. A canela, as amêndoas e a maçã tornam esses muffins bem saborosos, enquanto que o creme azedo os deixa macios e úmidos.

Muffins de maçã, creme azedo e canela
adaptados do Grains: 150 Recipes for Every Appetite

Cobertura:
70g de amêndoas, picadas grosseiramente
2 colheres (sopa) de sementes de abóbora – usei torradas
45g de açúcar mascavo claro
½ colher (chá) de canela em pó

Muffins:
100g de farinha de trigo integral
100g de farinha de trigo comum
1 colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
75g de manteiga sem sal, derretida e fria
75g de açúcar mascavo claro
150g de creme azedo (sour cream)*
1 ovo, levemente batido com um garfo
1 colher (sopa) de leite integral
1 maçã Gala grande (cerca de 250g), descascada e em cubinhos

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre com forminhas de papel uma forma de muffins com 12 cavidades.
Cobertura: em uma tigelinha, misture as amêndoas, as sementes de abóbora, o açúcar mascavo e a canela. Reserve.
Muffins: em uma tigela grande, misture com um batedor de arame as farinhas, o fermento, a canela e o sal. Em uma tigela média, bata com um garfo ou com um batedor de arame a manteiga, o açúcar, o creme azedo, o ovo e o leite. Despeje esta mistura sobre os ingredientes secos e misture levemente com um garfo – não misture demais ou os muffins ficarão duros; a massa de muffin não fica homogênea e lisa como massa de bolo. Incorpore as maçãs e divida a massa entre as forminhas. Salpique com a cobertura e pressione levemente com as mãos para que grude na massa.
Asse por 20-25 minutos ou até que os muffins cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma por 5 minutos e então desenforme com cuidado, transferindo para uma gradinha para que esfriem.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte a mistura fica bem cremosa – leve à geladeira para ficar mais espessa ainda)

Makes 12

Um comentário:

Ameixinha disse...

Que vontade de algo com aroma de canela :) Deliciosos!