terça-feira, julho 08, 2014

Bolo de maçã e azeite de oliva e coisas que funcionam

English version

Apple olive oil cake / Bolo de maçã e azeite de oliva

O segundo trailer de “Garota Exemplar” foi lançado e é fantástico: dá mesmo para contar com David Fincher para criar um clima sombrio em um trailer de dois minutos, e se eu já estava ansiosa pelo filme agora quero que outubro chegue logo. :D

Não gostei muito da escolha de Ben Affleck para interpretar Nick Dunne – vamos esperar para ver o que acontece – mas, por outro lado, impossível haver alguém mais perfeito para dar vida a Desi Collings do que Neil Patrick Harris! \0/

A trilha sonora se encaixa direitinho na atmosfera do trailer e ao final pude ler que Trent Reznor e Atticus Ross são os responsáveis por ela – estes dois já criaram duas trilhas geniais e inovadoras (e merecidamente levaram para casa o Oscar por “A Rede Social”). Coisa boa eles estarem trabalhando novamente com Fincher – que combo maravilhoso. E da mesma forma que Fincher escolheu novamente Reznor e Ross para outro trabalho porque tem certeza de que a parceria funciona, estou novamente usando azeite de oliva nos meus doces.

Depois do sucesso que foi o bolo de laranja e azeite – duas colegas me disseram que fizeram o bolo e que adoraram – fiquei bem animada quando vi um bolo de maçã e azeite no lindo livro de Anna Jones. Sem pensar muito, foi a primeira receita do livro que provei e o resultado foi um bolo saboroso, macio e úmido, com um toque gostoso de especiarias. Realmente bom. Este bolo não tem lactose e pode ser feito com farinha espelta – como não a encontro por aqui (uma pena), usei farinha de trigo comum.

Bolo de maçã e azeite de oliva
um tiquinho adaptado do sensacional A Modern Way to Eat: Over 200 Satisfying, Everyday Vegetarian Recipes (That Will Make You Feel Amazing)

250g de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de pimenta-da-jamaica moída
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de mel
150g de açúcar mascavo claro
2 ovos grandes
150ml de azeite de oliva extra-virgem
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 maçãs Granny Smith
1 punhado de amêndoas em lascas

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com óleo uma forma de bolo inglês de 20x10cm, forre com papel manteiga e unte levemente o papel também.
Em uma tigela média, peneire a farinha, a canela, a pimenta-da-jamaica, o fermento, o bicarbonato e o sal.
Em uma tigela grande, misture o mel, o açúcar, os ovos, o azeite e a baunilha até homogeneizar. Acrescente os ingredientes secos reservados e misture novamente até obter uma massa espessa. Rale as maçãs (com casca e tudo) e junte à mistura, misturando bem. Transfira a massa para a forma preparada, alise a superfície e salpique com as amêndoas.
Asse por 45-50 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 10 minutos, e então desenforme com cuidado, transferindo o bolo para a gradinha. Deixe esfriar completamente e retire o papel.

Rend.: 8-10 porções

2 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Que bonito ficou!

Sabrina Romano disse...

aêêê... Obrigada, Deusa querida; era muito triste preparar seus bolos só para os outros comilões!:D