quarta-feira, junho 11, 2014

Bolo de chocolate e manteiga de amendoim - muito melhor do que barro

English version

Peanut butter and chocolate cake / Bolo de chocolate e manteiga de amendoim

Semana passada tentei convencer minha irmã a assistir a “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” comigo, mas foi impossível: ela queria, sim, ir ao cinema, mas para ver “A Culpa é das Estrelas”. Como sou uma banana quando o assunto é minha irmã, topei e peguei uns guardanapinhos de papel a mais depois de almoçarmos, só para garantir. :D

O filme é lindinho, Shailene Woodley e Ansel Elgort são adoráveis e bons atores e a história emociona sem ser sentimentalóide – Shailene só precisa aprender o que feminismo realmente é, a garota está perdidinha da silva (parece que comer barro não faz bem nenhum ao cérebro, mesmo). :)

Tive vários momentos de olhos marejados no filme, mas não chorei de soluçar como fiz em “A Árvore da Vida” e “O Paciente Inglês” – fiquei pensando depois se foi por causa do filme em si ou porque comi uns brigadeiros no cinema. Chocolate dá mesmo uma sensação de bem-estar, né? Então, se vocês planejam assistir a “A Culpa é das Estrelas”, sugiro que levem uns lencinhos de papel e um chocolatinho também – uma fatia deste bolo, feito com cacau e manteiga de amendoim e coberto com um ganache delícia e sedoso pode ser útil quando as lágrimas começarem rolar, lhes prometo. :)

Bolo de chocolate e manteiga de amendoim
um tiquinho adaptado do livro de receitas mais lindo que tenho (comprei o meu aqui)

Bolo:
½ xícara (45g) de cacau em pó do tipo alcalinizado, sem adição de açúcar
½ xícara (120ml) de água fervente
300g de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
185g de manteiga sem sal, amolecida
1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal
¼ xícara de manteiga de amendoim do tipo smooth
3 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¾ xícara (180ml) de buttermilk*

Ganache:
¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco
180g de chocolate meio-amargo, picadinho – usei um com 53% de cacau
1 colher (sopa) de manteiga de amendoim do tipo smooth

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 23cm, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte o papel também.
Em uma tigelinha, mistura o cacau e a água até dissolver e deixe esfriar por 10 minutos.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento e o sal.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte a manteiga de amendoim e bata. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição – raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Adicione a baunilha e a mistura de cacau. Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos em três adições, alternando com o buttermilk (comece e termine com os ingredientes secos). Transfira a massa para a forma preparada e asse por 55-60 minutos ou até que o bolo cresça (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por30 minutos e então desenforme com cuidado. Remova o papel e transfira o bolo para a gradinha. Deixe esfriar completamente.

Ganache: aqueça o creme de leite até quase começar a ferver. Retire do fogo, junte o chocolate e a manteiga de amendoim e aguarde 3 minutos. Misture até obter um creme homogêneo. Leve à geladeira por 15 minutos ou até que engrosse ligeiramente. Espalhe sobre o bolo já frio.

* para fazer 1 xícara de buttermilk: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10-15 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara em usa receita

Rend.: 8-10 porções

11 comentários:

Vanessa disse...

Oi! Qual a altura da sua forma??? Seus bolos sempre são altinho. E qual o segredo de deixar a cobertura tão bonitinha?vc usa pincel?
Obrigada!

Luciana Leal disse...

Que bolo LINDO!!!! Eu também não sei deixar a cobertura linda assim não!! rsrs... Você é muito caprichosa Patrícia. Beijo

uba disse...

Fantástico!

Sigo o seu blogue há um bom tempo e fico deliciada com as coisas que aqui coloca. Este bolo tem um aspecto maravilhoso. Acho que nem tenho coragem de fazê-lo.

Escrevo-lhe de Portugal!

Beijos :)

Anônimo disse...

Na minha cidade não consigo achar manteiga de amendoim. Tem como fazer ela em casa?

Patricia Scarpin disse...

Vanessa, 5cm de altura. A cobertura espalhei com um pão-duro de silicone e depois fiz as ondinhas com as costas de uma colher.

Lu Lea, obrigada, querida!
Bj!

Uba, adorei saber que tenho uma leitora de Portugal! Obrigada pelo carinho. Beijos!

Anônimo, dá pra fazer a manteiga processando amendoins até virarem pasta, mas acho que para esta receita não daria certo.

Sabrina Romano disse...

nossa, esse bolo está uma sacanagem; e eu adoro levar marmita para o cinema...

. disse...

O bolo tem uma cara linda (Só não sou ultrachegadona em amendoim), hein?

Eu ando covardona pra ver tristezas em filmes e seriado, então estou hesitando pra ver o filme ou ler o livro. Mas seu post me lembrou o grande conselho do prof. Lupin para momentos de confronto com dementadores: coma chocolate. <3

:*

Arara Reformada disse...

Lindo como sempre! Vou fazer com certeza. :) só fiuei na dúvida, em que momento adiciono a mistura de cacau e água ao restante da massa? Bjss

Patricia Scarpin disse...

Arara, já corrigi a receita - obrigada por me avisar!
Bj!

Isa Bocayuva disse...

Fiz e ficou MARAVILHOSO, já está nos meus favoritos!! Um bolo marcante. bjs e Obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Pin, que notícia ótima! Adorei saber que a receita fez sucesso, obrigada a você por vir aqui me contar!
Bjs!