quarta-feira, março 19, 2014

Bolo de ameixa e marzipã com cardamomo para o final do verão

English version

Plum and marzipan torta with cardamom sugar / Bolo de ameixa e marzipã com cardamomo

Mal posso esperar pela chegada do outono – nunca gostei do calor e já estou bem cheia das altas temperaturas por aqui. O verão nunca foi um favorito meu, nem mesmo quando criança, então vocês podem imaginar o quão desconfortáveis os últimos meses tem sido para mim.

Há uma coisa boa no verão: os legumes, verduras e frutas típicos desta época do ano. Milho, tomates e as frutas com caroço – delícia. Entretanto, enquanto folheava alguns livros de receita semanas atrás, me toquei de que o verão está chegando ao fim e eu não fiz quase nada com as frutas que tanto adoro. Ando fazendo doces com cítricos ou chocolate ou manteiga de amendoim e deveria aproveitar as frutas enquanto ainda há tempo.

Por esta razão decidi fazer pelo menos uma das receitas com ameixas que vi na última Gourmet Traveller (e pretendo fazer outra no final de semana): este bolo (chamado na receita original de “torta”), lindamente apresentado com as metades brilhantes de ameixa. A adição de marzipã foi ideia minha porque tudo de amêndoa sempre vai muito bem com tudo de frutas de caroço – desta vez não foi diferente e fiquei bem orgulhosa. ;)

Bolo de ameixa e marzipã com cardamomo
um tiquinho adaptado da sempre lindíssima Gourmet Traveller

Ameixas cozidas:
½ xícara (100g) de açúcar cristal
200ml de água
5 ameixas, cortadas ao meio, caroços removidos

Bolo:
½ xícara (120ml) de leite integral, temperatura ambiente
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano
1 ovo
130g de açúcar cristal
225g de farinha de trigo
1 ½ colher (chá)s de fermento em pó
1 pitada de sal
60g de manteiga sem sal, derretida
1 colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de 1 limão siciliano
100g de marzipã, em pedacinhos – usei caseiro
2 colheres (sopa) de manteiga derretida, para pincelar o bolo

Cobertura de cardamomo e açúcar:
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
¼ colher (chá) de cardamomo moído na hora

Comece cozinhando as ameixas: em uma panela média, misture o açúcar e a água e leve ao fogo, mexendo até dissolver o açúcar. Assim que ferver, abaixe o fogo e acrescente as ameixas. Cozinhe até que fiquem macias, 10-12 minutos. Deixe esfriar.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel também.
Em uma tigelinha, misture o leite e o suco de limão e reserve por 5 minutos. Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame o ovo e o açúcar. Acrescente o leite, a farinha, o fermento, o sal, a manteiga derretida (60g), a baunilha e as raspas de limão e misture até obter uma massa homogênea. Espalhe a massa na forma preparada. Escorra as ameixas (despreze o líquido) e pressione-as gentilmente sobre a massa. Faça o mesmo com os pedacinhos de marzipã. Asse o bolo até que doure e cresça, 25-30 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma por 15 minutos e então desenforme com cuidado. Retire o papel e inverta o bolo novamente. Pincele-o com a manteiga derretida restante.
Misture o açúcar de confeiteiro com o cardamomo e salpique sobre o bolo ainda morno – sirva-o assim ou em temperatura ambiente. Este bolo é mais gostoso no dia em que é preparado.

Rend.: 6-8 porções – fiz exatamente a receita acima usando uma forma de torta de 20x28cm (com fundo removível)

6 comentários:

Raquel Alabaça disse...

Bom demais, ficou lindo!!

Unknown disse...

Essa receita me deu inspiração de fazer um com todas as peras que tenho em casa! Ficou muito bonito

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty, tudo bem ? Eu também não gosto do calor não ! rss Nunca fui fã de verão ! Amo o inverno ! O seu bolo está lindo e deve estar muito gostoso também ! Beijos e um ótimo equinócio pra você ! :)

Entre Tralhas e Panelas disse...

que belo aspecto :)

Ana disse...

Oi Pati Linda!
Este bolo finalmente mudou meu modo de agir em relação às receitas prontas. Eu geralmente não tenho paciência de esperar um minuto pra cortar o bolo (e comer, :D), e quando o comi quente, não gostei nadinha. Porém, já frio, foi um dos melhores bolos da minha vida!
Muito obrigada pela receita
Beijão

Patricia Scarpin disse...

Ana, querida, amei saber que você gostou do bolo! Eu gosto muito desta receita. Obrigada a você por vir aqui me contar o que achou! Beijo!