sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Bolo de creme azedo e xarope de bordo

English version

Maple sour cream cake / Bolo de sour cream e xarope de bordo

Se eu não consigo acompanhar os seriados de TV, imaginem os lançamentos de livros de receita? :D Toda vez que dou uma olhada nos lançamentos na Amazon percebo o quão atrasada estou – e isso sem contar os livros lançados há tempos e que ainda quero comprar. Há um novo livro do Food52 e eu nem tenho o primeiro ainda – a vida não é fácil para uma viciada em livros de comida feito eu. ;)

Este bolo delicioso e super fácil é do Food52 – o site. Agora mal posso esperar para provar o bolo de tangerina, também.

Bolo de creme azedo e xarope de bordo
um nadinha adaptado do lindo e delicioso Food52

1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
½ xícara (120ml) de xarope de bordo (maple syrup)
¾ xícara de creme azedo (sour cream)*
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
3 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de ½ limão siciliano grande
½ xícara (120ml) de óleo de canola

Pré-aqueça o forno a 180°C – você vai assar o bolo no centro dele. Unte generosamente com manteiga uma forma de bolo inglês de 21x11x6cm – eu usei uma forma de 22x12cm.
Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento e o sal. Em uma tigela pequena, também com um batedor de arame, misture bem o xarope de bordo, os ovos, o açúcar, a baunilha e as raspas de limão. Junte os ingredientes secos e misture bem para incorporar. Acrescente o óleo e misture-o gentilmente com uma espátula de silicone até que a massa o absorva completamente.
Despeje a massa na forma preparada. Coloque-a em uma assadeira de beiradas baixas e asse até que o bolo cresça e doure, cerca de 50 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos. Desenforme com cuidado e deixe esfriar completamente na gradinha.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 6-8 porções

7 comentários:

Samy disse...

Ai ai como eu queria um pedaçinho!
Pensa na chuva e no friozinho que tem por aqui + eu nos dias 'abençoados' do mês = comer comer comer!!!
Tava mesmo pensando em fazer um bolinho :D

Beijo

Unknown disse...

que lindo bolinho Patrícia, e a textura-perfeita :)
um beijinho,
Margarida

Nereime disse...

Pat, acabei de fazer este seu bolinho, me fala oque é isso...a casa está num aroma fantástico!!!Eu preparei para servir no café da manhã, mas caí na besteira de fatiar para fotografar e lá se foi a metade....maravilhoso.Vou guardar a foto para postar também daqui algum tempo, coisa boa temos que compartilhar.Eu te aviso, ok?
Super beijo


Patricia Scarpin disse...

Nê, querida, que notícia ótima! Sempre fico muito feliz sabendo que as receitas dão certo aí na sua cozinha. Beijão e obrigada por me contar!

Anônimo disse...

Amei a receita, tomei a liberdade de publicá-la no blog que eu sou colaboradora, com os devidos créditos. Ainda estou engatinhando na cozinha, mas já fiz várias receitas daqui e todas ficaram ótimas. Obrigada!
Beijos=*

Patricia Scarpin disse...

Lilian, eu adoraria ver o teu post, depois me dá o link?
Beijo e obrigada por vir aqui me contar da receita!

Anônimo disse...

Oi^^. Vim deixar o link!
http://lovlilac.com.br/no-cardapio-bolo-de-creme-azedo-e-xarope-de-bordo/

Não repare, como falei ainda estou aprendendo, hehe.
Beijos!