quinta-feira, janeiro 31, 2013

Bolo de claras com sementes de cacau e laranja + dois novos vícios

English version

Angel food cake with cacao nibs and orange freckles / Bolo de claras com sementes de cacau e laranja

Assim como acontece com “Top Chef”, não consigo acompanhar todos os ótimos seriados da TV por assinatura – por isso, estou amando o Netflix: consigo ver temporadas inteiras, desde o comecinho, sem perder nada. \0/ Foi assim que viciei em “Mad Men”, um seriado que eu queria ver havia séculos, e agora mal posso esperar a 5ª temporada chegar ao Netflix – enquanto isso não acontece, comecei a ver “Breaking Bad”, que é absolutamente fantástico, também. Pronto, já estou viciada em outro seriado. :)

E falando em outro vício – fazer sorvetes – todas as claras que estavam no meu freezer foram usadas neste bolo ultra macio; a receita original pedia chocolate meio-amargo ralado bem fininho, mas eu tive a idéia de substituir por sementes de cacau – em termos de sabor ficou bom mas achei a textura das sementes um pouco grosseira para um bolo tão delicado.

Bolo de claras com sementes de cacau e laranja
um nadinha adaptado do lindíssimo Vintage Cakes: Timeless Recipes for Cupcakes, Flips, Rolls, Layer, Angel, Bundt, Chiffon, and Icebox Cakes for Today's Sweet Tooth

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
1 xícara (120g) de farinha para bolo (caseira: 100g de farinha comum + 20g de amido de milho)
120g de açúcar de confeiteiro
12 claras (336g), temperatura ambiente
1/8 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de cremor tártaro
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de 1 laranja grande
85g de sementes de cacau, misturadas a ½ colher (sopa) de farinha

Glacê:
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro
suco de 1 laranja
água, se necessário

Bolo: pré-aqueça o forno a 180°C – você vai assar o bolo no centro do forno. Separe uma forma de furo central com 25cm de diâmetro e 10cm de altura (não use forma antiaderente)*.
Em uma tigela, misture com um batedor de arame a farinha para bolo e o açúcar de confeiteiro. Peneire a mistura três vezes.
Na tigela grande da batedeira, bem seca, bata as claras e o sal em velocidade média até começar a espumar. Junte o cremor tártaro e bata em velocidade alta. Aos poucos e de maneira contínua, adicione o açúcar cristal. Continue batendo em velocidade alta até que picos firmes (mas não duros) se formem. Reduza para a velocidade baixa e acrescente a baunilha e as raspas de laranja.
Peneire 1/3 dos ingredientes secos sobre a mistura da tigela e incorpore gentilmente com uma espátula de silicone, misturando de baixo para cima. Incorpore o restante dos ingredientes secos da mesma forma, em duas adições, acrescentando as sementes de cacau na última. Despeje a massa na forma preparada, coloque-a numa assadeira de beiradas baixas e asse por cerca de 40 minutos ou até que o topo do bolo doure levemente (faça o teste do palito). Inverta a forma sobre uma gradinha e deixe esfriar completamente desta maneira. Para remover o bolo da forma, solte-o das laterais com uma faca de lâmina fina ou espátula de metal. Inverta sobre um prato.
Glacê: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha e adicione aos poucos o suco de laranja, misturando até obter a consistência desejada (acrescente água se necessário). Despeje sobre o bolo já frio.

* usei uma forma antiaderente porque é a que tenho; o bolo ficou delicioso e com uma textura super leve, como um algodãozinho

Rend: 8-10 porções

8 comentários:

Cuca disse...

Adorei este bolo!! Um bolo fofo e leve com sabor a citrino e com sementes de cacau só pode ser fantástico!

Beijos*

Aim'Art disse...

Lindo e muito apetitoso, Beijinhos, Né

Simone Frantzezos disse...

Que bolinho lindo!
Deu uma vontade... :)
Beijos

Mafalda disse...

Que bolo fantástico.... Apetece comer tudo.. :) tem um aspecto super fofo.. :)
Beijinhos

Jota disse...

Que aspecto delicioso. :)

Jota
~http://searchncook.blogspot.pt/

Fernanda Amarante disse...

Paty,
Angel Food Cake tem um quê de algodão doce, né? Adoooro. Quero experimentar essa variedade, mas nunca vi vendendo o cacau assim, são os cocoa nibs, né? É fácil de achar aí em Sampa? Beijos!

Patrícia Nascimento disse...

Sou fã de bolo de claras :)
Este ficou maravilhoso!

Parabéns pelas excelentes receitas e fotos :)
Bjinhoos

Patricia Scarpin disse...

Fer, querida, eu adoro a textura! Mas o meu preferido é um que leva manteiga derretida, fica ainda mais delicioso (tem aqui no blog a receita, super recomendo). Há alguns anos eu só encontrava os cacao nibs na Casa Santa Luzia, agora tem de pacote grande, comprei na Chocolândia e sei que tem na Barra Doce tb.
Beijão!

Oi, xará, obrigada pela visita!

Related Posts with Thumbnails