sábado, dezembro 15, 2012

Tortinhas linzer de gingerbread

English version

Gingerbread linzer tartlets / Tortinhas linzer de gingerbread

Pois eu decidi enfrentar o calor e fazer tortinhas de Natal assim mesmo, mas como o meu estoque de frutas secas estava reduzido a um mísero e triste punhado deixei de lado as tortinhas de fruit mince e parti para outra idéia: a linda gingerbread linzertorte que vira no site da Martha e que era uma escolha perfeita já que eu tinha alguns vidros de geléia no armário. O lado bom foi: fiz a receita em forma de tortinhas, que ficaram fofas e foram um sucesso com o marido, minha irmã e uma de minhas cunhadas. O lado ruim foi: a massa era ultra-mega macia, meio chatinha de se trabalhar, e teria sido mais fácil fazer uma torta grande. Sou teimosa e não desisti de transformar a torta em tortinhas, mas admito que enquanto moldava a massa senti vontade de dar com a cabeça na parede, bem ao estilo Heathcliff. :)

Tortinhas linzer de gingerbread
um tiquinho adaptadas da Martha

- xícara medidora de 240ml

2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de cravo em pó
¼ colher (chá) de pimenta do reino moída na hora
¼ colher (chá) de sal
½ xícara (88g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara de melado de cana
2 gemas grandes
1 clara levemente batida com um garfo, para pincelar
1 ¼ xícaras de geléia de framboesa – usei de cereja

Peneire a farinha, o fermento, as especiarias e o sal na tigela grande da batedeira. Junte o açúcar e misture em velocidade médio-baixa com o batedor em formato de pá. Junte a manteiga e bata na mesma velocidade até incorporar (a mistura vai uma farofa grossa). Junte o melado e as gemas e misture até que uma massa comece a se formar, cerca de 30 segundos. Forme um disco com a massa, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.
Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada. Abra 2/3 da massa com um rolo até conseguir um círculo de 30cm e diâmetro e aproximadamente 6mm de espessura. Transfira para uma forma de torta com fundo removível de 25cm de diâmetro levemente pincelada com manteiga. Ajuste a massa com as pontas dos dedos para que ela forre toda a forma. Faça furinhos na massa com um garfo e leve à geladeira por 30 minutos.
Abra a massa restante com o rolo até obter um círculo de 30cm e diâmetro e aproximadamente 6mm de espessura – faça isso sobre um pedaço de papel manteiga levemente enfarinhado. Leve à geladeira por 30 minutos. Com cortadores de biscoito pequenos em formatos de flocos de neve e círculos corte algumas formas na tampa da torta (se quiser, asse os recortes a 180°C até dourarem nas extremidades e polvilhe com açúcar de confeiteiro). Recheie a base da torta com a geléia e pincele as beiradas da massa com a clara. Coloque a tampa de massa por cima e aperte as extremidades para vedar o recheio. Leve à geladeira por 30 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 165°C (eu assei minhas tortinhas a 180°C).
Asse a torta na grade inferior do forno por 50-60 minutos ou até que a massa doure e o recheio borbulhe. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.

Rend.: 8 porções – fiz exatamente a receita acima usando forminhas de torta de 10cm de diâmetro e consegui 5

4 comentários:

Anônimo disse...

Preciso comprar as forminhas para experimentar esta tortinha. Essa combinação de gengibre, com canela e pimenta do reino me deixou bastante curiosa.

Marisa Valadas disse...

Olá
Que lindas que ficaram!

Beijinhos,
Marisa
http://www.sweetmykitchen.blogspot.pt/

Ana Elisa Granziera disse...

Lindas tortas, Pat.
Admiro sempre sua paciência em fazer esse tipo de coisa. Tenho as forminhas para tortas individuais mas admito que usei duas vezes na vida. Me dá uma preguiça monstro e sempre acabo fazendo uma tortona só. :P
(Aliás, a gelatina lá em cima muito me apeteceu! Não deixo o comentário lá em cima pra não zoar o sorteio, e dar marmelada... hehehe...)
bjs

Ana disse...

Que sorteio joia essa, quero muito participar! (e ganhar!!)
Seu blog eh sempre tao bonito e inspirador Patricia, parabens!
Ana