segunda-feira, setembro 10, 2012

Bolo de milho e pistache

English version

Polenta pistachio cake / Bolo de milho e pistache

As pessoas geralmente me pedem dicas culinárias e algo que sempre lhes digo é para lerem a receita inteira antes de prepará-la: é importante saber todos os detalhes antes de colocar a mão na massa. Isso foi algo que aprendi a duras penas: vocês não imaginam quantas vezes eu já havia começado a preparar alguma coisa, ansiosa para prová-la, para no meio da receita ler algo como “leve à geladeira de um dia para o outro”. :S
Dito isso, por causa deste bolo de milho e pistache eu talvez comece a recomendar ler a receita duas vezes: havia lido a receita do bolo e, sabendo que tinha todos os ingredientes em casa, fui para a cozinha para prepará-lo. Forno pré-aquecido e ingredientes sobre a pia, começo a preparar a receita e dou de cara com o seguinte trecho: “misture o iogurte e a sêmola de milho e deixe em temperatura ambiente por 45 minutos”. Meu cérebro ou meus olhos não processaram a informação e tive que voltar para o sofá e esperar um pouco mais para provar uma fatia desta delícia – pelo menos o bolo ficou ótimo e a espera valeu a pena. :D

Bolo de milho e pistache
do absolutamente ótimo Cake Keeper Cakes

- xícara medidora de 240ml

1 ½ xícaras (390g) de iogurte natural integral
1 xícara de sêmola de milho (para fazer polenta)
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
1 ½ xícaras (195g) de pistaches sem sal
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, amolecida
1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal
3 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Em uma tigela média, misture o iogurte e a sêmola de milho e deixe em temperatura ambiente por 45 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma canelada com furo central (tipo Bundt) com capacidade para 12 xícaras de massa.
Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Moa ¾ xícara (97g) dos pistaches no processador até conseguir uma farinha (moa junto com um pouco dos ingredientes secos para evitar que os pistaches virem uma pasta). Junte a farinha de pistache aos ingredientes secos e reserve. Pique grosseiramente o restante dos pistaches.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo, cerca de 3 minutos, raspando as laterais da tigela ocasionalmente. Em velocidade média, acrescente os ovos, um a um, raspando as laterais da tigela novamente. Junte a baunilha.
Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos em três adições alternando com a mistura de iogurte em duas adições. Bata somente até incorporar. Com uma espátula, incorpore os pistaches picados.
Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse até que o bolo cresça e doure, 45-50 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 10-15 minutos e então inverta-o sobre a gradinha com cuidado. Deixe esfriar completamente antes de servir.

Rend.: 10-12 porções

9 comentários:

Dani Hoffmam disse...

Que bolo maravilhoso!

Tem tempo que não comento aqui, mas sempre vejo as receitas!!!
Adorei a combinação de milho e pistache!
E a forma então, sempre quis uma dessas, agora já sei onde encontrar! Bjos,
Dani

Dri Dauzacker disse...

Que delicia de bolo, fiquei com água na boca! A combinação deve ter ficado super interessante!
Boa semana!
Bjooo

Ana Elisa Granziera disse...

Que mistura inusitada!
Nunca pensei em misturar milho com pistache! o_O
Ficou com uma cara ótima.

Bjs

Vanderleia disse...

Oi Patricia, que beleza de bolo menina.Fiquei aqui só imaginando com esse cafezinho que dimais.Estou atrasada com as visitas, pois estava preparando a festinha da filhota, mas agora copiarei todas as receitas que perdi.Beijos querida e uma semana abençoada pra você.

Leandra Ishibe disse...

lindo...lindo,agora ja sei o q fazer com um monte de pistaches q ganhei,ótima receita!

Silvana Rodrigues disse...

Nooossa que bolo mais apetitoso!
Como você faz para desenformar tão perfeito? Tem alguma dica para dar?
Grata,
Silvana

Anônimo disse...

O teu blog é meu "baking reference", sempre! Por isso tomo a liberdade de te pedir opinião sobre formas de silicone. Quero muito uma dessas formas lindas, como as que vc usa. As mais fáceis de encontrar são de silicone, mas tenho dúvidas. Não são firmes cheias de massa crua, precisa de uma forma em baixo... só tenho mini, mas não gosto muito. E vc? Ficaria muito feliz em saber sobre sua experiência com as formas de silicone!
Obrigada,
Lala.

wair de paula disse...

Ótma dica, já me vi algumas vezes no meio uma receita e subitamente duas horas a mais de espera...e eu que sou notíago, piora ainda as quando uma receita nao foi lida n integra. No mais, otima receita as usual! Abraços

Patricia Scarpin disse...

Oi, Lala, tudo bem?
A forma que usei para este bolo é de metal. Tenho uma forma grande de silicone mas não gosto. As pequenas são OK, mas para bolos grandes prefiro usar formas de metal.
Bj!