quarta-feira, dezembro 14, 2011

Trufas de eggnog

English version

Eggnog truffles / Trufas de eggnog

O sabor de eggnog, aqui transformado em trufas (um receita bem fácil e que não pede muitos ingredientes) já apareceu na minha cozinha em forma de biscoito, crème brûlée e sorvete; adorei cada uma das versões para esse sabor clássico do Natal do hemisfério norte e, se ainda der tempo, quero experimentar o pound cake de eggnog da Flo Braker, também.

Outra versão para um clássico que adoro é “Call on Me”, do Eric Prydz (mesmo o clipe sendo bem ruinzinho) - ainda por cima, a música é boa pra fazer esteira. :)

Trufas de eggnog
do The Christmas Candy Book

130g de chocolate branco, bem picadinho
1 ½ colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 ½ colheres (sopa) de rum – ou a gosto
1/8 colher (chá) de noz-moscada ralada na hora – ou a gosto
cacau em pó, sem adição de açúcar, para cobrir as trufas

Coloque o chocolate e o creme de leite em uma tigela refratária pequena e leve ao banho-maria (sem deixar a base da tigela tocar a água) mexendo até derreter e obter uma mistura homogênea. Retire do fogo, junte o rum e a noz-moscada e misture. Deixe esfriar. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até firmar, cerca de 3 horas, ou de um dia para o outro. Com o auxílio de uma cookie scoop pequena ou uma colherinha, faça trufinhas com 1 ½ colheres (chá) de ganache. Passe-as pelo cacau em pó e coloque em forminhas de papel para servir. Mantenha na geladeira.
As trufas podem ser guardadas na geladeira por até 5 dias.

Rend.: cerca de 15 trufas

14 comentários:

Beth Martins disse...

estàmos em sitonia amiga , pois hoje tambem postei truffes de chocolate branco!

Estas tuas enroladas no cacao ficaram muito bonitas, parabens!

beijinhos

Luna disse...

Adorei essa idéia, acho que vou fazer! :D Beijinho!

Miuda disse...

Ah, que bonequinhos fofos! Maravilha! =)
Adoro trufas e adoro chocolate branco! Aliás, eu nunca provei o eggnog, Pati)) Para mim é uma coisa absolutamente nova, li uma informação na wikipedia e fiquei muito curiosa! =)
Obrigada pela receita óptima, Pati! Como sempre é perfeita! =)
Bjs

Unknown disse...

adorei estas trufas!!
bjus
Cila

Cozinha Perfumada disse...

Patricia, sempre acompanho seu blog e acho fofo! Tentei fazer umas trufas aqui só eque mesmo colocando na geladeira, como moro no Nordeste e está um calor terrivel, as trufas derretem aos poucos enquanto estou fazendo...mesmo usando luvas! Como vc faz hein!? Será q é por causa do calor daqui?! Obrigada Beijos Tereza

Ameixinha disse...

Tenho que me iniciar nas trufas, tenho pelo menos que experimentar fazer... ficaram tão perfeitinhas :)

Rita disse...

Estas trufas devem ser uma delícia, tal como todas as outras que tens aqui no blog. Estou mortinha por experimentar fazer uma dessas receitas, porque nunca fiz nem comi trufas.
Beijinhos

thais lessa disse...

Adorei seu blog! Vou fazer as receitas no Natal! Abraços!!!

Sabrina Romano disse...

as trufas estão lindas, mas, você me conhece... Ao ver esse papai noel ao lado de trufas brancas -ao menos por dentro!- fiquei imaginando um bonequinho de neve feito com duas delas...TRUFINHAS DE NEVE??? Humn...

Anônimo disse...

Olá Patricia. Pode-se substituir o creme de leite fresco pelo de caixinha? É que não encontro o fresco na minha cidade.
Abraços e um Feliz Natal.
Ana

Unknown disse...

As trufas são sempre a sensação das festinhas ... nos faz descobrir sabores...
receita ANOTADA!

Estou iniciando no mundo do Blog, aguardo a sua visita!!
beijinhos, Aru.
http://luearu.blogspot.com/

Patricia Scarpin disse...

Tereza, chocolate e calor não combinam, infelizmente... :(
Tenho a sorte de morar em um apartamento bem fresquinho e assim que termino de enrolar coloco correndo de volta na geladeira.
Beijo!

Sá, "trufinhas de neve" só podia ser coisa sua mesmo, minha querida. xx

Ana, o problema do creme de leite de caixinha é que ele pode talhar quando aquecido.

Marmita disse...

E como não há Natal sem trufas.. Muito obrigada por mais esta partinha! gostei bastante!beijos

Unknown disse...

Fiz essas trufinhas hoje... ficaram ótimas! (e olha que eu não nunca fui muito boa de doces!)

Queria muito provar o eggnog, mas como eu já tinha uma garrafa de licor de chocolate com laranja aberta, usei ele ao invés do rum; e também me arrisquei no creme de leite de caixinha - deu tudo certo! Acho que vou fazer mais para o Ano Novo, dessa vez com rum mesmo.