sexta-feira, dezembro 16, 2011

Biscotti de Natal + Nicolas Winding Refn

English version

Holiday biscotti / Biscotti de Natal

Mal posso esperar pela estréia de “Drive” mas a primeira vez que ouvir falar de Nicolas Winding Refn foi quando ele ganhou um prêmio em Cannes esse ano; como sou uma criatura bastante curiosa procurei pelo perfil dele no IMDb, o que me levou a “Bronson” – agora, mal posso esperar para assistir a dois filmes do diretor. :)

E por ser uma criatura bastante curiosa não sei a razão de ter esperado tanto para experimentar biscotti pela primeira vez; porém, agora que o fiz, viciei: vocês não acreditariam em quantas receitas de biscotti andei marcando para preparar.

Holiday biscotti / Biscotti de Natal

Biscotti de Natal
um nadinha adaptados do maravilhoso Martha Stewart's Baking Handbook

- xícara medidora de 240ml

3 xícaras (420g) de farinha de trigo + um pouquinho extra para polvilhar
2 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 xícara (200g) de açúcar granulado, de preferência orgânico + um pouquinho extra para polvilhar
3 ovos grandes
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
2/3 xícara (73g) de cranberries secas
2/3 xícara (86g) de pistache cru, sem sal
1 ovo grande, levemente batido com um garfo, para pincelar

Pré-aqueça o forno a 190°C. Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Em uma tigela média peneire juntos a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, bata a manteiga e o açúcar em velocidade média até obter um creme claro e fofo, cerca de 2 minutos. Junte os ovos, um a um, batendo a cada adição para incorporar. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Junte a baunilha. Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes peneirados e misture apenas até combinar. Acrescente o pistache e as cranberries e misture com uma espátula de silicone.
Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e divida em duas partes iguais. Formate cada metade de massa em um cilindro de 40x5cm e transfira ambos para a assadeira preparada, deixando 7cm de distancia entre um e outro. Com a palma de uma das mãos achate os cilindros ligeiramente. Pincele a superfície dos cilindros com o ovo batido e polvilhe generosamente com açúcar.
Asse, girando a forma na metade do tempo de forno, até que os cilindros de massa estejam levemente firmes ao toque, cerca de 25 minutos. Transfira o papel com os cilindros para uma gradinha e deixe esfriar um pouco, cerca de 20 minutos.
Reduza a temperatura do forno para 150°C; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Com cuidado, transfira os cilindros de massa para uma tábua de corte. Com o auxílio de uma farra serrilhada, corte os cilindros em fatias de 1,25cm de espessura. Transfira as fatias para as assadeiras preparada, deixando 2,5cm de distância entre uma e outra. Asse até que estejam firmes ao toque, cerca de 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar completamente nas assadeiras.
Os biscotti podem ser guardados em um recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 1 semana.

Rend.: cerca de 4 dúzias – fiz metade da receita acima e consegui 18 biscotti

18 comentários:

Especialmente Gaspas disse...

O pai natal é tão fofo :)

Beth Martins disse...

Adoro estes biscoitos aqui en frança se fazem muito pela festa de St. Nicola eu me consolo!

ficaram perfeitos e muito lindos!

bjs

Quéroul disse...

lindos.

biscotti + Ryan Gosling = VIDAPURA!

MissB disse...

Ahahahah adorei os biscoitinhos e achei o pai natal uma delícia também! ^^ bem bonitinho!

Unknown disse...

QUE DELICIA:)

BJUS
cILA

Rita disse...

A primeira vez que experimentei biscotti não esperava um resultado tão bom. Fiquei fã. Estes, com um ar tão natalício, são uma ideia linda de presente!
Já agora, aproveito para dizer que gosto imenso do seu blog. Já fiz muitas receitinhas daqui e adorei todas. Muito obrigada pela partilha. :) Beijinho

Ameixinha disse...

Tenho algumas receitas de biscotti marcadas mas ainda não tomei coragem :) Felizmente este não leva passas, prefiro mil vezes os arandos secos ;)

tatiane disse...

Adorei esses biscottis, mais um baking que preciso me aventurar novamente.

beijos

Ondina Maria disse...

ora aí está uma coisa que nunca fiz. Ficaram tão bonitos, sinto-me tentada a experimentá-los para levar na noite de natal :)

Renata Benetti disse...

Os biscoitos parecem ótimos, mas as fotos estão incríveis!!
Bjs e bom find

Telminha disse...

Olá Patricia! Adorei esse blog! Quero fazer uma das suas reeitas com coco e macadamia, mas estou com uma dúvida: posso usar coco em flocos sem açúcar? Pq nas suas receitas vc só usa o umedecido e adoçado, aí fico em dúvido se devo acrescentar um pouco mais de açúcar na minha versão da receita.

LuLu disse...

Vou fazer, Pat!!! ^.^

Doce Ateliê disse...

Patricia...como já comentei, passo por aqui sempre e sempre me encanto!!
Um lindo Natal e um doce 2012 pra vc e sua família!
bjs
Carla
Joinville/SC

Unknown disse...

Fiz os White Christmas e dei de presente (mas confesso que comi pelo menos 8 das 32 barrinhas que supostamente deveriam entrar na caixa, mas quem ganhou não precisa saber, haha).

Enquanto eu espero meu extrato de baunilha ficar pronto (que eu fiz em casa, pois não acho aqui), vou tentar fazer os biscotti utilizando a fava... Será que funciona?

Abraços,

Junji

Rosana Xavier disse...

Olá Pati.
Continua arrasando,nas receitas e nas fotos.
Vou fazer esse mimo.
Será que vc tem algum biscoito com amaretto, vc conhece.Nas padarias caro pra caramba...
Aproveito para desejar um Natal abençoado e que 2012 venha repleto de realizações e SAÚDE.
Bjs
Rosana.

Anônimo disse...

Quero lhe dizer que comecei a frequentar blogs depois que vc saiu na tv.O primeiro blog que eu vi foi o seu e através do seu fui conhecendo novos blogs.Desde então estou sempre com novas idéias e receitas.Ficar na net ficou muito mais divertido depois que te conheci.Por isso te desejo felicidades e Boas Festas.Obrigada.Bjos.
Vanderleia - São Paulo - SP

Menina Rosa Store disse...

Q delicinha seu blog!!!
Tanta coisa gostosa por aqui...
Minha paixão pela coxinha começou há pouco tempo, depois de uma cura que recebí (era aleijada dos dois pés), comecei a amar a cozinha!!(Vai entender... o.O )
De qualquer forma, eu linkei seu blog porque o amo, tudo bem?
Tenha uma semana de bençãos!!!
Bjinhu!
:D

Patricia Scarpin disse...

Telminha, depende da receita - no seu caso o resultado final vai ficar menos doce e talvez mais seco tb.

Carla, querida, vc sempre presente! Obrigada e tudo de melhor pra vc tb!
Beijão!

Junji, dá certo com a fava, sim.

Vanderleia, menina, obrigada! Mas vc me deixou curiosa - me viu na TV? Jura? Nem sabia disso! :D
Beijo!