quinta-feira, dezembro 16, 2010

Caramelos de gingerbread

English version

Gingerbread caramels / Caramelos de gingerbread

As aventuras da minha amiga Ana Elisa no preparo de torrone me lembraram o quão trabalhosos foram estes caramelos: a mistura demorou horrores para chegar à temperatura desejada e eu derretia na cozinha enquanto mexia tudo na panela; depois disso, um século se passou antes que eu conseguisse cortar todos os caramelos, faca untada com óleo e tudo. Sem contar que eles ficaram molinhos e foram difíceis de embrulhar.

Vocês vão certamente me perguntar o porquê de eu postar uma receita dessas – bem, todos os problemas se esvaíram da minha mente assim que provei um caramelo. :)

Gingerbread caramels / Caramelos de gingerbread

Caramelos de gingerbread
adaptados do Pure Dessert, idéia de sabor daqui

- xícara medidora de 240ml

¾ xícara de glucose de milho (Karo)
¼ xícara de melado
2 xícaras (400g) de açúcar refinado
¼ colher (chá) de sal
2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco
½ colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de gengibre em pó
¼ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
1/8 colher (chá) de cravo moído
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, picada e amolecida

Unte com manteiga uma forma quadrada de 22cm, forre o fundo e as laterais com papel alumínio deixando sobras em dois lados, formando “alças”. Unte o papel também.
Numa panela de fundo grosso, com capacidade para 3 litros, misture a glucose de milho, o melado, o açúcar e o sal e leve ao fogo médio, mexendo com uma espátula de silicone ou colher de pau, até que a mistura comece a borbulhar nas laterais da panela. Com o auxílio de um pincel umedecido com água fria, remova quaisquer traços da mistura ou açúcar que estiverem nas laterais da panela. Cubra a panela e cozinhe a mistura por cerca de 3 minutos (enquanto isso, enxágüe bem a espátula/colher de pau antes de usá-la novamente). Destampe a panela e novamente remova os traços de calda ou açúcar que estiverem nas laterais da panela. Coloque um termômetro culinário na panela sem deixar que a ponta dele toque o fundo dela. Cozinhe a mistura, destampada, sem mexer, até que atinja a temperatura de 150°C. Enquanto isso, misture o creme de leite e as especiarias numa panelinha e leve ao fogo até que comece a ferver. Desligue o fogo e tampe a panela para manter o creme aquecido.
Quando a mistura atingir 150°C, desligue o fogo e acrescente a manteiga, misturando. Aos poucos, vá juntando o creme de leite, mexendo bem – tenha cuidado pois neste estágio a mistura vai borbulhar muito e você pode se queimar. Volte a panela ao fogo de forma que a mistura ferva de maneira enérgica, mas não violenta. Misture com a espátula passando-a pelo fundo da panela para derreter o caramelo que possa estar grudado no fundo e continue mexendo até a mistura ficar homogênea. Continue cozinhando, mexendo vez ou outra, até conseguir 118°C. Depois disso, cozinhe misturando sempre, até 126°C para caramelos mais macios ou 129°C para caramelos ligeiramente mais firmes.
Retire a panela do fogo e despeje o caramelo na forma preparada. Deixe firmar por 4-5 horas ou de um dia para o outro.

Remova o caramelo da forma com o auxílio das alças de papel alumínio e inverta-o sobre um pedaço de papel manteiga. Remova todo o papel alumínio e então corte os caramelos com uma faca pincelada com óleo. Embrulhe cada caramelo em um pedacinho de papel encerado ou celofane.

* o sabor das especiarias ficou bem discreto – aumente as quantidades caso queira um sabor de gingerbread mais marcante

Rend.: cerca de 80 – consegui 100

12 comentários:

Catarina Collins disse...

Patrícia,
Que lindos que ficaram os teus caramelos... Adoro o sabor de ginger,
devem ser uma delicia. Ja comia uns quantos : )
Beijinhos e Boas Festas!

Sabrina Romano disse...

blogueiras lindas e loucas; amamos vcs! Bjs

Aline disse...

Realmente tem coisas que, por mais que nos façam sofrer um pouco, valem a pena no final! E, com certeza, esses caramelos me farão sofrer um dia! rsrs Abraços!

Lívia Correa disse...

Patricia, não sei se gosto mais do blog ou do seu twitter...morri de rir com seus tweets. Esse do Ralph Fiennes agora a pouco me fez gargalhar! Amo! sem contar suas receitas...flawless! Tomei coragem pra comentar hoje só pra dizer que sou sua fã! beijocas!

Ana Rita Marreiros disse...

Ficaram 5*...


Bjinhos,


rita

Anônimo disse...

Fiquei louca pra provar um! Adooooro caramelos!

Barida disse...

Olá Patrícia,
Tenho seguido o seu blogue mas hoje é a primeira vez que comento. A verdade é que não resisti ao ver estes caramelos lindos que me fizeram relembrar uns que comia na minha infância! Um beijinho e parabéns pelo seu magnífico blog :-)

ameixa seca disse...

Confesso que não sei se me metia a fazer os caramelos, mas adorava provar um :)

Suzana Parreira disse...

Patricia, querida,

Os seus caramelos são uma graça nesses frasquinhos. Que presente de Natal fantástico! Quanto ao sabor, como adoro gengibre e me perco por gingerbread, vou ficar imaginando (e salivando!).

Bj grande*

Levi Pereira disse...

Paty, seus caramelos me trouxeram grandes lembranças da minha infância... hummm, lembrei-me quando comprava centenas e comia sentado vendo desenho animado... hahaha!!! Esses parecem ser mais gostosos, pois levam um toque moderno dos temperos... carinha de natal!
beijão

Luciana Betenson disse...

Socorro Pat!! Fiquei DOIDA com estes caramelos rsrsrs...

Unknown disse...

olá amei seu cantinho estou te seguindo para nao perder nehuma das suas novidades