quarta-feira, julho 15, 2009

Sobremesa de banana e caramelo

English version

Banana butterscotch pudding / Sobremesa de banana e caramelo

Estou aqui hoje em uma missão muito especial: devo convencer vocês, meus leitores queridos, a preparar esta receita na próxima vez em que virem uma banana madurinha, com a casca cheia de sardas, sobrando na fruteira.

Pão de banana é uma delícia, assim como bolo e cookies com a fruta, mas acreditem quando digo que vocês serão pessoas extremamente mais felizes depois de provar esta sobremesa. Será que falei que tem uma calda de caramelo também? Tem, sim. Bastante calda. Hum...

Missão cumprida. :D

Banana butterscotch pudding / Sobremesa de banana e caramelo

Sobremesa de banana e caramelo
do Simply Bill

- xícara medidora de 240ml

¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 125g - de farinha de trigo
1 pitada de sal
½ xícara + 1 colher (sopa) - 112g - de açúcar refinado
3 colheres (chá) de fermento em pó
1 banana, amassada
1 xícara (240ml) de leite
6 colheres (sopa) - 84g - de manteiga sem sal, derretida
1 ovo, ligeiramente batido com um garfo
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Cobertura:
¾ xícara + 1 colher (sopa) – 140g - de açúcar mascavo – aperte-o na xícara/colher na hora de medir
3 colheres (sopa) de glucose de milho (Karo)
1 xícara (240ml) de água fervente

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Peneire a farinha, o sal e o fermento em pó numa tigela média; adicione o açúcar e misture.
Junte a banana, o leite, a manteiga, o ovo e a baunilha e misture bem até homogeneizar. Despeje a massa num refratário com capacidade para 2 litros untado com manteiga.

Cobertura: junte o açúcar mascavo, a glucose e a água numa panelinha, misture e leve ao fogo até ferver (dê uma misturada para dissolver o açúcar). Com cuidado, despeje o líquido quente sobre a massa no refratário. Coloque o refratário dentro de uma assadeira e leve ao forno por 30-40 minutos ou até a massa assar completamente – faça o teste do palito.

Sirva com chantilly ou sorvete de baunilha – eu servi com iogurte natural e o azedinho combinou perfeitamente com o doce do caramelo!

Rend.: 4 porções – a sobremesa serve 6 tranqüilamente

23 comentários:

® disse...

Sim senhora!!
Vou experimentar! :)
Algum problema se colocar uma caldinha de chocolate na hora de servir?! :]
Não precisava muito para me convencer, praticamente sou a Chita...:x
Um bejim, tá?!
Vinni

risonha disse...

eu adoro sobremesas com banana.. e só de pensar no azedinho do iogurte com o doce do caramelo fico a babar....

Flor de Sal disse...

Banana com caramelo é a combinação perfeita!

Edilia disse...

Esta sobremesa era tudo que eu queria. deve ser ótima.Já anotei.
Seu blog é muito bom.
Edilia

ameixa seca disse...

Falta-me a glucose de milho, tenho ali umas bananas bem maduras e não sou fã de comer assim ao natural :) Tem bom aspecto essa sobremesa! É para comer quente ou frio? É que aqui está calor :)

Mari disse...

Pat minha flor,
Com certeza farei a mim mesma e ao baby mais felizes com essa sobremesa muito em breve!!
Aliás, o Technicolor Kitchen certissimamente fez uma família inteira mais feliz: a minha. Tudo daqui que preparei para os meus amores foi sucesso mais que absoluto!!
Suas fotos como sempre, estão de dar água na boca... e banana e caramelo juntos, é manjar dos deuses na certa!!!
Bjo enorme,

Mari

tatiane disse...

A primeira vez que ouvi falar em pão de banana foi num episódio do Alf. A receita certamente já está anotada, as fotos foram muito convincentes, rs.
Bjs

Delírios Gourmet disse...

Pode ter certeza de que vc já me convenceu e digo que foi com muita facilidade, viu? rs

Ah! Te mandei um email viu? Bjs!!!

Fátima disse...

Gosto de banana de todas as maneiras, e essa sobremesa ta tentadora1

Anônimo disse...

Pat, que perigo!!! Banana e caramelo juntos são uma perdição!
Adorei a dica!
Beijos!

Anônimo disse...

Sério, morri. Que delícia.

Lílian disse...

Patrícia hoje não resisti e vou perguntar: Menina, como você faz para ter um sortimento de flores tão lindo? Tem uma floricultura no caminho da sua casa ou é produção caseira?
Você foi bem persuasiva. Farei a sobremesa haha.

Andrea Dohashi disse...

Eu acho que ja te falei que adoro sobremesa com banana, e o pão eu já fiz, agora tenho que preparar esta tbm! Ohh delícia viu?
Beijos

K disse...

PROMETO PROVAR!!
BEIJO

Marcia P. disse...

Patrícia,
Acompanho seu blog há bastante tempo e adoro, principalmente porque temos paixão por cinema e coincidentemente tenho bananas pintadinhas na minha fruteira. Vou experimentar com ajuda do meu filho que adora cozinhar.

Abraços,

Márcia - Cascais/Portugal

Marina Reis disse...

Oi Patricia!
Conheci seu blog há poucos dias, e digo cheia de convicção que "é assim que eu quero ser quando crescer"! rsrs....
as fotos são liiiindas, as receitas sofisticadas e você um docinho! Já entrou para os meus faves e vou logo testar uma das receitas (quando der um tempinho...)
Parabéns! De verdade!!!
beijos,

Marina

kaka disse...

Querida!!
Que delícia!!!
Adorei! Pq amo banana!
Beijocas
Kaká

Anônimo disse...

Menina,
Hj eu tava olhando as receitas "que tenho que fazer", se eu disser que a maioria é daqui vc acredita? rs...e lá vai mai suma pra minha pilha....rs
Mari T

Patricia Scarpin disse...

Vinni, eu adoro chocolate, mas acho que aqui vai tirar todo o brilho da banana e do caramelo. Mas gosto é gosto, né?

Risonha, eles combinaram bem, viu? :D

Flor de Sal, concordo! :D

Edilia, muito obrigada pela visita!

Ameixa, dos dois jeitos fica bom!

Mari, você é que me deixa feliz com o seu incentivo e as suas palavras tão doces, querida!
xoxo

Tatiane, aqui é mais comum bolo de banana, né? Que bom que você gostou. :)
Beijoca!

Grazy, haha, que bom que te convenci! :d
Beijo!

Fátima, também adoro banana! Obrigada!

Verena, são mesmo! :D
Beijo e obrigada, querida!

Paula, eu é que morri de rir contigo.
xx

Lílian, eu sou doida por flores, querida, adoro! Gosto de enfeitar a minha casa com elas e, às vezes, dependendo da receita, usar nas fotos. :D
Produção caseira é a de ervas: cultivo manjericão, salsinha, cebolinha...
Beijo!

Andrea, me conta depois, querida?
Beijo!

A dona do mundo, obrigada pela visita!

Marcia, que bom saber que está gostando do blog, obrigada por visitar! E depois vou querer saber a sua opinião, tá?
Um beijo!

Marina! Tudo bem?
Obrigada pelo carinho, fico feliz! Um beijo grande!

Kaka, que bom, obrigada!
Um beijo!

Mari T., pois eu fico muito honrada, viu?
Beijo!

Dani Oliveira disse...

A receita tá aqui faz tempo, eu sei, mas fiz hoje e amei! Fácil e deliciosaaaaaa! Mais uma receita que testei do seu site e que me surpreendeu!

Patricia Scarpin disse...

Dani, eu adoro essa receita, que bom saber que vc tb gostou!

Jacqueline disse...

Oi Patricia, conheci seu blog essa semana! Estou amando! Vc poderia me dizer se tem aqui no seu blog alguma receita de bolo delicioso com massa branca onde eu possa usar recheios variados? 😘 e obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Jacqueline, tudo bem? Tem um "bolo branco" ótimo aqui no blog, tenho certeza de que você vai adorar. Bj!