quinta-feira, julho 16, 2009

Bolo com limão siciliano em calda

English version

Candied lemon cake / Bolo com limão siciliano em calda

Em um dos episódios de “Chefe EM domicílio” que vi – eu gostava tanto desse programa, agora... não tanto – a mocinha abordada pelo Curtis Stone tinha um pé de limão siciliano no quintal da casa dela. Um pé de limão siciliano! Que delícia! Mas vocês sabem o que ela fazia com todos aqueles limões? Jogava no triturador da pia para a cozinha ficar perfumada. :S

Prefiro usar os meus limões-comprados-no-supermercado para coisas melhores, e este bolo é uma delas. Só peço que comam/sirvam o bolo no dia em que o prepararem, enquanto as fatias de limão ainda estiverem macias – tentei fatiá-lo novamente um dia depois de tê-lo assado e tive de remover as rodelinhas de limão, pois estavam duras demais; sem elas, o bolo ainda fica bem gostoso, mas quase igual o bolo ultra úmido de amêndoas e limão siciliano da Nigella.

Candied lemon cake / Bolo com limão siciliano em calda

Bolo com limão siciliano em calda
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

½ xícara (70g) de farinha de trigo, peneirada
240g de açúcar de confeiteiro, peneirado
120g de farinha de amêndoas
raspas de 1 limão siciliano
6 claras
180g de manteiga sem sal, derretida e fria

Cobertura:
1 ½ xícaras + 2 ½ colheres (sopa) - 330g - de açúcar refinado
2/3 xícara (160ml) de água
4 limões sicilianos, com casca, em fatias bem fininhas

Pré-aqueça o forno a 180ºC; unte uma forma redonda de 25cm de diâmetro* com manteiga, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel.
Coloque a farinha de trigo, o açúcar de confeiteiro, a farinha de amêndoas e as raspas de limão numa tigela grande e misture bem. Junte as claras e a manteiga e misture até obter uma massa homogênea. Despeje na forma preparada e asse por 25-30 minutos (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma por 10 minutos e então inverta o bolo num prato de servir.

Prepare a cobertura: junte o açúcar e a água numa panela grande e leve ao fogo médio, mexendo para dissolver o açúcar. Acrescente as fatias de limão e deixe ferver. Cozinhe por 12-15 minutos ou até que a calda engrosse e as fatias de limão fiquem translúcidas. Despeje a calda sobre o bolo e arrume as fatias de limão por cima. Deixe esfriar e sirva.

* fiz ¾ da receita e usei uma forma redonda de 20cm de diâmetro; usei 2 limões sicilianos para a cobertura

Rend.: 8 porções

Candied lemon cake / Bolo com limão siciliano em calda

25 comentários:

G' disse...

Este bolo ficou com um aspecto tão delicioso :) *

angela disse...

lindo e deve ser muito, mas muito bom. bjs

grazi disse...

lindo!!!

pena nao ter posto 1 foto dele fatiado para ver a textura...

Mari disse...

Pat, as receitas da DH que vc faz são tão, mas tão fabulosas, que estou pensando seriamente em assinar a revista também!! Só nao sei como faço! rss...
Mas meu Deus do céu... essa moça que joga os limões sicilianos na pia deveria ir diretamente para o hospicio!! Ai, que pecado!!
Com toda certeza você fez um uso milhões e milhões de vezes melhor dos seus... menina, que espetáculo de bolo!!!!
Já tinha babado MUITO naquele teu bolo com as rodelas de laranja (já tem um tempinho que vc fez).. acho q babei em triplo neste aqui, com essa calda maravilhosa!
Beijo enorme,

Mari

Iliane disse...

nossa êsse bolo deve ter ficado muito bom..que receita maravilhosa...

Cláudia disse...

Este é daqueles irresistíveis!!!!!
Tenho que fazer!!! e tenho limoeiro!
Cláudia

AndreaDomingas disse...

Maravilhoso!!!
Bjs

ameixa seca disse...

Aqui quem tem um pedaço de terrinha, tem um limoeiro :) É algo muito comum por cá e nunca faltam limões sicilianos como vocês os chamam. Para nós são "os limões", uma vez que não existem outros :)
Este bolo deve ficar maravilhoso, adoro bolos húmidos!

Nereime disse...

Bolos cítricos são particularmente especiais!Ainda com sabor de amêndoas....divino!!!
bjs

moranguita disse...

bem este bolo esta divinal menina. so de ver da vontade de devorara ja esse bolinho todo.
beijinhos

Renata disse...

Eu simplesmente AMO seu blog!! suas receitas sãoo demaisss!! e as fotos deixam qualquer um com água na boca!! Já até coloquei uma receita sua no meu blog, fiz, testei e amei! thanks
beijos Renata.

http://tuttibuoni.blogspot.com/

kaka disse...

ana, o siciliano é o amarelo né? ou é o verdinho?
Eu sempre troco os limões!!
hehehe
Adorei a tua receita guria!
Grande abraço
Kaká

Patricia Scarpin disse...

G', obrigada!

Angela, pra quem gosta de sabores azedinhos.
Beijo e obrigada!

Grazi, acho que dá pra ter uma idéia.

Mari, é só ir ao site dela, amiga, é por lá que a assinatura é comprada.
É um pouco cara, mas vale a pena.
Aquele bolo com laranja é realmente delicioso, bem lembrado, querida!
Beijo e obrigada!

Iliane, obrigada!

Cláudia, tem que fazer, sim! Eu também quero um limoeiro! :D

Andrea, obrigada pela visita!

Ameixa, os verdinhos vocês chamam de "lima", certo?
Pois eu adoraria ter um limoeiro, iria usar todas as frutas. :D
Esse bolo fica bem úmido, sim, por causa da farinha de amêndoas.
Obrigada!

Nereime, obrigada! Também adoro os cítricos.

Moranguita, que bom que gostou, obrigada!

Renata, obrigada pelo comentário! Que bom saber que a receita deu certo!

Kaka, é o amarelo, sim!
Obrigada!

Flavinha disse...

Simplesmente LINDO seu bolo! Literalmente de comer com os olhos! Fiquei encantada! Vou anotar a receita e tentar fazer igual, mas duvido muito que eu consiga tal proeza! Mas vou treinar até conseguir!

Passei aqui na verdade para dizer que outro dia estava esperando por uma consulta médica e folheava distraidamente uma revista na recepção quando vi uma foto que me chamou atenção e tinha algo de familiar... Eram fotos de uns cookies que você fez! Estavam lá juntamente com o endereço do blog e alguns (merecidos) elogios!

Parabéns!

Beijocas,
Flavinha.

Renata Grimone disse...

Eu simplesmente amo tudo que você faz!!!! Meu Deus quanta delicadeza nas receitas e apresentações.

Amo muito!!!!

Renata Grimone

SoraiaSilva disse...

Este bolo tem um aspecto divinal!
Parabéns..
Beijinhos*

Anônimo disse...

:O

estou chocada com este bolo lindo!
faz um livro!

Divânia's- trabalhos manuais disse...

Olá Patrícia, puvliquei fotos de flor do limão siciliano aqui do meu jardim e saí em busca de receitas deliciosas,quando me deparei com o seu blog....levei daqui (espero que vc não brigue!) duas receitas e publiquei lá o endereço do seu blog...gostaria que você visse ...venha,és minha convidada...abreijus


di

www.flickr.com/photos/divania_nogueira

Michelle Andrade disse...

Eu fiz e ficou simplismente perfeito!! Mas queria saber se tem como "amaciar" o limão para dar para comer, pq ficou muito duro... Brigada

Patricia Scarpin disse...

Michelle, não tem jeito não... Infelizmente.

May disse...

O bolo está lindo! Será que fica bom se eu fizer apenas com a farinha de amendoas, sem usar a de trigo? E se eu substituisse por linhaça ou farel ode trigo? Não posso comer a farinha de trigo, por causa da minha dieta... Beijo!

Patricia Scarpin disse...

Oi, May, não sei dizer, só testando mesmo - talvez seja melhor vc procurar receitas gluten-free.
Boa sorte!

Anônimo disse...

Parabens pelas receitas maravilhosas.

Por favor me esclareça uma duvida quero fazer este bolo e fiquei em duvida se as claras sao em neve

Obrigada.

Graça

Patricia Scarpin disse...

Graça, não são em neve.

Aim'Art disse...

Gostei muito do bolinho e deve ser uma delícia! Parabéns pelo bolg. Beijinhos e abraços,