quarta-feira, maio 27, 2009

Cupcakes de mel com cobertura de merengue

English version

Honey and golden syrup meringue cupcakes / Cupcakes de mel com cobertura de merengue

Percebi algo realmente importante: há uma falta absurda de cupcakes neste blog! Que vergonha! :D

Estou determinada a mudar isso e minha missão já começou com estes cupcakes fofinhos que encontrei na revista DH #41. A cobertura de merengue foi uma ótima maneira de usar as claras que me sobraram depois de fazer sorvete de flocos pro João - pela décima vez. :D

Honey and golden syrup meringue cupcakes / Cupcakes de mel com cobertura de merengue

Cupcakes de mel com cobertura de merengue
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

250g de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar refinado
½ xícara de mel
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
4 ovos
2 ½ xícaras + 2 colheres (sopa) - 370g - de farinha de trigo peneirada
2 colheres (chá) de fermento em pó, peneirado
1 xícara (240ml) de leite em temperatura ambiente

Cobertura de merengue:
1 ¼ xícaras de glucose de milho (usei Karo)
¼ colheres (chá) de cremor tártaro
3 claras bem fresquinhas

Pré-aqueça o forno a 160ºC; forre 24 forminhas para muffin (com capacidade para ½ xícara cada) com forminhas de papel.
Coloque a manteiga, o açúcar, o mel e a baunilha na tigela grande da batedeira e bata por 10-12 minutos ou até obter um creme claro e leve. Junte os ovos, um a um, e bata bem. Acrescente a farinha, o fermento e o leite e bata até incorporar. Coloque a massa às colheradas nas forminhas preparadas e leve ao forno por 18-20 minutos até assar e dourar (faça o teste do palito).
Transfira os bolinhos cuidadosamente (pois são bem macios) para uma gradinha e deixe esfriar.

Para a cobertura: coloque a glucose de milho e o cremor tártaro numa panelinha e leve ao fogo alto até ferver. Despeje as claras na tigela grande da batedeira (que precisa estar bem limpa e seca, sem resquícios de água/gordura, para não prejudicar a textura do merengue) e bata até que picos moles se formem. Com a batedeira ainda ligada, despeje aos poucos a mistura quente de glucose, batendo bem por mais 4-5 minutos ou até o merengue ficar espesso e brilhante, com uma aparência sedosa.
Espalhe a cobertura sobre os cupcakes já frios com a ajuda de uma espátula.

Rend.: 24 unidades – fiz meia receita, usei forminhas de muffin com capacidade para 1/3 xícara cada e consegui 12 bolinhos com os topos bem altos; apesar de também ter dividido a receita da cobertura sobrou ½ xícara de merengue

Honey and golden syrup meringue cupcakes / Cupcakes de mel com cobertura de merengue

31 comentários:

manjericota disse...

Ola Patricia,

Parabens pelas fotos, lindas!!! Que água na boca por estes cupcakes.

Bjs,
Dani

Tina Lopes disse...

Pati, eu tava editando meu post e vc já lá apoiando a dona Nina. ;)
Amo adoro pão de mel. Mas é coisa recente, de dez anos. Passei metade da vida sem gostar de mel, acredita? E daí os homeopatas querem me enlouquecer perguntando preferências.

G' disse...

Mas que óptimo aspecto, só me apetece agarrar nesses bolinhos e dar-lhes uma dentada !

Beijinhos *

Giselle disse...

Olá, Tudo bem?!?!?!

só queria dizer...que lindo seu blog viu

Parabéns, pra quem gosta de cozinhar aqui é o paraíso, ainda mais com essas fotos lindas...

muito obrigada por fazer esse lindo trabalho

abraços =)

Carolina disse...

Pati, eu nunca vi essas forminhas decoradas...é fácil de achar aqui em São Paulo?
beijos
Carol.

ameixa seca disse...

Eu ainda não fiz nenhum cupcake mas ando a arranjar coragem :)
Estes ficaram lindos :)

Sarah disse...

Ai Paty...deu água na boca!!!
Estão lindos....e com certeza deliciosos!
Bjão

Mari disse...

Pat, com certeza, nós vamos sair ganhando com esse "conserto" que vc pretende fazer no blog, em relação aos cupcakes. Sabe que nunca os fiz? Aliás, eles têm diferença para os muffins? risos... esses seus ficaram maravilhosos demais da conta, como tudo o que vc faz!! Essa sua receita de sorvete de flocos eu tbm terei de testar bem rapido, pois é o sorvete predileto do Marcelo!
Bjo enorme

Mari

lola aronovich disse...

Oh my God! O que são aqueles brownies triplos lá embaixo? Vc quer me matar do coração, Pat?

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Patricia, estes cupcakes ficaram divinos, que bom que voce percebeu esta falta absurda e quem ganhou com isso fomos nós!
Um abraço
Léia

risonha disse...

nem imaginas a fome que me deu de olhar para as fotos!

Anônimo disse...

Pati
me da um pedaço?rs
adorei as forminhas de papel...lindo
Mari T

Andrea Dohashi disse...

Nossa que fofinhos Pat, dá pra perceber a fofura que ficaram, tenho a sensação que desmancharam na boca, muito bom...
Beijos

Luciana B. disse...

Patricia, adorei, ficaram lindos nestas forminhas de papel coloridas - um sonho de consumo :) Vou procura-las! Um bj

Camila disse...

Patrícia, eu fiz os cookies de chocolate com recheio de peanut butter outro dia. Foram DEVORADOS! Nossa, que delícia!!!! A única coisa é que seus cookies ficaram perfeitinhos e mais grossos, os meus ficaram mais finos. Mas que delícia!

Eu TAMBÉM sinto falta de receitas de cupcake aqui! Eu sou apaixonada por fazer (e comer, claro) cupcakes e seu blog sempre tem receitas lindas. Coloque mais receitas sim, as fãs do seu blog e de cupcake vão amar!

Mas, uma dúvida: o que é cremor tártaro????

Beijo

Patricia Scarpin disse...

Dani, obrigada!
Um beijo!

Tina, você sabe que sou Nina F.C. desde criancinha. :)
Lá em casa crescemos comendo mel, uma das manias da minha mãe. Se espirrássemos ou algo assim ela dava uma colherada de mel com limão na hora. :D

G', obrigada pela visita!

Giselle, tudo, e vc?
Que bom que gostou, espero que volte mais vezes!
Obrigada a você pelas palavras tão doces!
Um beijo!

Carol, estas ganhei de uma amiga (ela trouxe dos EUA, são da Wilton), mas na Barra Doce, em Moema, vc as encontra.
Beijo!

Ameixa, vamos lá, vamos lá! :D

Sarinha, obrigada!
Beijo!

Mari, os muffins são "quick breads", pães preparados com fermento em pó. Não são cobertos com glacê, ganache, etc - às vezes recebem uma coberturazinha de farofa (streusel), ou de frutas. Já os cupcakes são bolos, mesmo, só que assados em forminhas pequeninas. Sempre levam algum tipo de cobertura.
Ah, espero que o marido goste do sorvete!
Beijo!

Lola, querida, que gostoso te ver por aqui!
xoxo

Léia, obrigada! Aguarde que haverá mais. :)
Um beijo!

Risonha, morri de rir contigo! :D

Mari, obrigada!
Pode pegar quantos quiser. ;)
Beijoca!

Andrea, ficaram bem macios, sim!
Um beijo, querida!

Luciana, na Barra Doce tem!
Obrigada e um beijo!

Querida!!!!!! Que bom saber que os cookies fizeram sucesso! Pode deixar que vou postar mais cupcakes, sim, vou reparar este erro. ;)
O cremor tártato ajuda a estabilizar as claras, você o encontra em casas que vendem produtos de confeitaria (Chocolândia, Barra Doce, etc.). Um potinho rende bastante e tem uma durabilidade ótima.
Beijoca!

p* disse...

Mais uma receita de aspecto delicioso! Hum... ;)
Só que eu nunca encontrei cremor tártaro aqui, existe substituto? É mesmo necessário? São tantas as receitas neste blog que não faço por falta de cremor tártaro.
Bjinhos *

Akemi disse...

Cupcakes sao tao praticos e deliciosos! Estas embalagens estao perfeitas para o dia dos namorados amiga! Onde vc comprou, na barradoce?

Anna disse...

Amei, deve ficar super gostoso.

Christiane disse...

Oi Patrícia,
Postei um comentário sobre o seu pão de batata esses dias...
Bem, depois de adiar bastante, estou entrando no mundo Blogger e gostaria de saber se posso citar as receitas que testei do seu blog. Sempre com os links e referências, pode ser?
Aguardo seu contato.
Um abraço, Christiane

Patricia Scarpin disse...

Oi, Christiane!
Eu respondi o seu comentário lá no post do pão - adorei saber que você tinha feito a receita!
Vou ficar super honrada com as suas menções.
Um beijo!

Christiane Kanzler disse...

Oi Patrícia,
Obrigada pelo rápido retorno...
Eu tinha visto a sua mensagem, coloquei só pra você se lembrar...
Tá ótimo então, obrigada!
Um abraço,
Christiane

Fernanda I. disse...

Patrícia,

Seu blog é lindo! Babo nas fotos e adoro as receitas.
Esta, incrivelmente, conseguiu me tirar da frente da TV ontem à noite. Empolguei-me e fiz.
Amei o resultado (e minha família, meu namorado e minha amiga do trabalho) - o bolo realmente ficou SUPER fofo, doce na medida certa (nada muito melado) e com um toque suave de mel. Uma delícia!
Só não ficou lindo como o seu, porque fiquei com preguiça e não fiz o merengue! Rs

Beijo,
continue com o blog!!

Patricia Scarpin disse...

Oi, F.I.! Tudo bem?
Obrigada pelas palavras tão doces!
Olha, o merengue é delicioso, mas os bolinhos sem ele também são ótimos, que bom que todos gostaram - e obrigada por vir aqui me contar!
Beijo!

Cris disse...

Oi Patrícia,
Seu blog é incrível!
Será que ficaria bom usar emulsificante e glucose neste sorvete?

Cris disse...

Me refiro ao sorvete de creme brulee

Patricia Scarpin disse...

Cris, eu não gosto de acrescentar esses ingredientes esquisitos aos meus sorvetes.

Maira G. disse...

Fiz só o muffin de mel (não curto merengue rs) e confesso que foi o melhor até agora!

Massa levíssima e saborosa, ficou excelente!!!

Beijos e obrigada sempre!

Patricia Scarpin disse...

Maira, que notícia boa! Obrigada por vir aqui me contar!

Bárbara Coelho disse...

Esse merengue está muito parecido com a minha receita de glacê, só o que muda é que, ao invés de karo, eu coloco açúcar e água numa panela e cozinho até dar ponto de bala. Há diferença no gosto?

Patricia Scarpin disse...

Bárbara, não há diferença no gosto, não, mas o merengue feito com glucose de milho é mais firme, agüenta melhor.