segunda-feira, janeiro 12, 2009

Crumble de ameixa e coco

English version

Plum and coconut crumble

Amo frutas, sempre amei. E isso é “culpa” da minha mãe – eu recusava comida salgada quando pequenina, era uma dificuldade enorme me alimentar. Por isso, ela armava pequenas armadilhas pela casa: pratinhos com frutas picadas. Maçã, pêra, uva, melancia – de tudo um pouco. E então eu comia as porções de fruta enquanto brincava aqui e ali. Minha mãe era uma mulher muito sábia – e paciente pra caramba. :D

Se vocês, como eu, amam fruitas, sugiro esta sobremesa – ótima para usar aquelas ameixas que sobram das festas de final de ano. E para quem não gosta tanto assim, a cobertura de coco docinha e crocante serve como um ótimo disfarce.

Plum and coconut crumble

Crumble de ameixa e coco
adaptado da Donna Hay magazine

35g de farinha de trigo
75g de coco ralado sem adição de açúcar
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
40g de manteiga sem sal, amolecida
4 ameixas vermelhas pequenas, sem os caroços e picadas
1 maçã grande, descascada, sem o miolo e picada
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture a farinha, o coco e o açúcar refinado numa tigelinha. Junte a manteiga e use as pontas dos dedos para agregar, formando uma farofinha. Reserve.
Coloque a ameixa, a maçã e o açúcar mascavo numa tigelinha e misture. Divida a mistura entre dois refratários com capacidade para 1 xícara (240ml) cada e que possam ir ao forno. Cubra com a farofinha de coco e asse por 30 minutos ou até dourar.

Rend.: 2 porções

Plum and coconut crumble

9 comentários:

laila radice disse...

realmente uma sabia mãe... as "armadilhas" q elas pregam.,.. hava cuca para pensar nesses joguinhos...

mas e esse crumble... Pat esta um escandalo!!! bjs

ameixa seca disse...

Ora cá está algo que eu adoro: ameixa e coco :) Deliciosa combinação!!!

Claudia Lima disse...

Um crumble é sempre uma ótima pedida!
Bjs :)

Valeria disse...

Patricia Pra lá de sáudavel esse crumble!!
BJs

colher-de-pau disse...

Estão lindas, mas eu teria que substituir o coco por qualquer outra coisa!

risonha disse...

adorei as tigelinhas, são lindas!

Axly disse...

Também amooooo frutas!
Mas como toda criança gordinha, mamãe não tinha problemas para que eu as comesse. Tinha para que eu parasse de comer, hahahahha.
Agora eu já comi as ameixas do Reveillon, hahahaha.
Kisss^^

Vivian disse...

também faço dessas aqui em casa. Pego um prato com frutas e sento ao lado da Kiara. Ela diz: nao quero comer isso. Aí eu revido dizendo que é para mim, ela nao precisa comer. Quando percebo, ela comeu todas as frutas do prato rs.
Adorei a tua receitinha. Vou anotar pra fazer com frutas que estao esquecidas na fruteira

bjks

Patricia Scarpin disse...

Laila, a D. Terezinha era fogo, viu? risos
Beijos e obrigada!

Ameixa, tem tudo a ver contigo. ;D

Claudia, concordo!
Beijos!

Valeria, acho que você tem razão!
Beijos!

Colher de Pau, use aveia!

Risonha, obrigada!

Axly, eu era um fiapinho - aliás, fui um fiapo até os 15 anos. Depois... :(

Vivian, pois eu adorei a sua técnica - minha mãe iria adorar também!
Beijo!