quarta-feira, outubro 15, 2008

Trufas de chocolate branco, cranberry e Cointreau

English version

White chocolate, cranberry and Cointreau truffles

Antes de casar, costumava ouvir que as noivas nunca comem durante a festa – elas estão muito ocupadas circulando pelo local, cumprimentando convidados, agradecendo presentes...

Posso não ter comido horrores no meu casamento, mas não por estar super ocupada. Falei, sim, com todos e foi maravilhoso ver rostos queridos num dia tão incrível para mim, mas era tratava-se do meu dia e do que gosto de fazer. Por isso dancei tanto – no final da festa meus sapatos já estavam perdidos por algum canto – e aproveitei muito o momento com o João, com direito a bolo e sorvete.

O buffet que contratamos preparou uma caixinha com finger food e docinhos para beliscarmos no hotel – foi bacana. Havia vários docinhos na caixa e estavam deliciosos – pude experimentar aqueles não comera na festa. :)

Hoje lhes conto tudo isso por causa do desafio da Fernanda. Adoro docinhos de casamento – bem-casado é a minha perdição. Participo com estas trufinhas – as do meu casamento eram mais tradicionais, com um toquezinho de conhaque. Resolvi usar um ingrediente incomum para nós e que combina bastante com laranja – cranberries secas.

White chocolate, cranberry and Cointreau truffles

Trufas de chocolate branco, cranberry e Cointreau
adaptei daqui

- xícara medidora de 240ml

300g de chocolate branco
¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco
1 ½ colheres (sopa) de Cointreau ou outro licor de laranja
½ xícara de cranberries secas, bem picadinhas
1 colher (chá) de raspas de casca de laranja
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro

Derreta o chocolate em banho-maria.
Numa outra panelinha ou tigela refratária, aqueça o creme de leite (não deixe escaldar).
Acrescente o creme de leite ao chocolate, ainda em banho-maria, e misture bem.
Retire do fogo, adicione o Cointrau, as cranberries e as raspas de laranja e bata bem – o chocolate vai ficar com aparência de talhado quando você adicionar o licor; não se preocupe. Apenas bata bem até ficar brilhante novamente.
Cubra e leve à geladeira até firmar (4 horas ou de véspera). Retire a mistura da geladeira uns 10 minutos antes de enrolar as trufas.
Com a ajuda de colherzinha, faça bolinhas com a massa e passe-as pelo açúcar de confeiteiro. Leve à geladeira novamente para firmar; coloque em forminhas de papel se desejar.

Rend.: 25-30 trufas.

White chocolate, cranberry and Cointreau truffles

26 comentários:

Isabel Salvador disse...

minha amiga que historinha mais linda do seu casamento minha amiga,as trufas são fantásticas,jinhos grandes e muitas felicidades

Glau disse...

Pat, só de ler seu texto imaginei vc dançando e se divertindo muito no seu casamento!
Adorei as trufas que vc preparou! sou sua fãzona!

Bjos, Glau

Vânia Costa disse...

Beeeem! Só o aspecto... Hummm...
Que vontade de comer muitas muitas muitas! ehehe =)

Beijinhos*

Mari disse...

Pat, que delícia de trufas, além de lindas... vc sabe q babo em tudo que vc faz, né? Menina, quanto talento!!!
Imagino como vc se divertiu no seu casamento, e que linda que vc devia estar!
Super beijo,

Mari

Nysa disse...

que linda história ;-) e que lindas que sao as trufas. devem ter um sabor magnifico!!! beijocas

Avental da Micas disse...

bom, penso que ainda não postei nada por aqui, mas recebo os feeds do seu blog e cada receita é melhor que a outra. Muito bonitos e apetecíveis estes bolinhos. parabéns, tem um blog fantástico e inspirador!

Pimenta disse...

as trufas ficaram lindas dignas de qualquer casamento de sonho

Aline disse...

Uau! Já sei o que vou servir no meu casamento hehehe... Gostei muito da idéia do desafio.

Anônimo disse...

Parabéns ! Todas as tuas fotos estão sensacionais !!

Anônimo disse...

Patricia, que coisas lindas...! Me deu água na boca...adoro trufas e com chocolate branco e cranberry...devem ser uma coisa!
Parece fácil e acho que logo vou experimentar!
Beijos!

Tina Lopes disse...

Menina, eu não sei direito o que vc faz pra viver, sobreviver e tals, mas tenho que te dizer que vc é uma artista. Uma artista mesmo. Não devia fazer nada além do que faz neste blog - receitas e historinhas. Adoro. Nem comento muito mais porque vai ficar uma babação de ovo que não combina. Bjk.

laila radice disse...

pat q senscionais...fico imaginando o sabor das cramberrys...por acaso vc jas as escontrou auqi???

super bjo!

Andrea Dohashi disse...

Pat, que delícia de trufas, aliás trufas é a minha perdição, nem posso ir em festa que tem, pq como tanto que depois fico com vergonha,rs!
Ai que tentação!
Beijos

bio_geo_esds@ disse...

Estão divinais, só apetece comer o ecran!

Silvinha disse...

Parecem deliciosas, Pat! Qual chocolate branco vc usou?

Beijo!

Axly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Pat, maravilhosa como tudo o que você posta, não me canso de falar!
Agora te pergunto, assim como as lavandas secas, onde encontro a tal das cranberries??? rsrsrs.
Beijos

Agdah disse...

Eu não costumo usar muito os cranberries mas adorei o docinho e vou experimentar.

Anônimo disse...

Patrícia, estão lindas! Eu tenho ali uns incríveis cranberries com laranja e acho que vou usar para fazer essas! Só estou com problema para encontrar um chocolate branco decente, mas eu não desisto!

Beijo *
Mariana

Vivian disse...

vc me deixou cheia de vontade de provar essas trufas. O problema vai ser achar cranberries por aqui !!
boa sorte no desafio !!
bj

Laurinha disse...

Pat, que delícia que devem ter ficado!
Docinho do chocolate, azedinho das frutas, perfume da laranja e licor, hummmmmm, fiquei com vontade... A foto dela aberta está demais!!! Bela sugestão!

Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Belinha, obrigada! Um beijo!

Glau, foi um dia delicioso, pena que passou tão rápido!
Obrigada pelo carinho, querida!
Beijoca!

Vania, a receita rende bem, dá pra presentear e degustar. :)
Beijoca!

Mari, sabe que passei um certo nervoso no salão? O cabeleireiro e eu tivemos um pequeno impasse na hora de arrumar o cabelo... risos
Mas depois tudo deu certo. Eu é que sou nervosa com tudo, escorpianos são fogo... :)
Beijoca!

Nysa, que bom que gostou! Obrigada!
Beijo!

Avental, que bom que resolveu comentar, adorei! Muito obrigada!

Pimenta Rosa, muito obrigada!

Aline, espero que todos gostem!

Eduardo, obrigada!

Verena, é fácil sim - você só precisa se planejar com antecedência para que a mistura da trufa endureça.
Beijos!

Tina, querida, morri de rir com o teu comentário. Se eu arrumar um patrocinador, te juro que isso aqui vai ser a minha ocupação. ;)
Você é um doce, mesmo. Obrigada, minha amiga.
Beijoca!

Laila, eu as ganhei de presente de uma colega que viajou pros EUA, Laila. :(

Andrea, eu me esforço para me conter em casamentos, pois aqueles docinhos me deixam louca... :)
Beijo!

Pão, Bolos e Cia., obrigada!

Silvinha, usei o Callebaut, querida.
Beijo!

Paulinha, eu acho que aqui não tem, tente pedir a alguém que viajará para os EUA. Elas não custam caro lá.
Beijoca!

Agdá, experimenta, sim, querida. Vc pode até tirar a bebida por causa da Pisquilinha.

Mariana, eu já usei cranberries com laranja e são muito gostosinhas, fiz cookies com elas e ficaram ótimos - vá em frente! :)
Beijo!

Vivian, elas ficam muito gostosas também só com a laranja e o licor, viu? E se você colocar laranja cristalizada picadinha no lugar das cranberries?
Beijo e obrigada!

Laurinha, querida, obrigada! Eu acho Cointreau forte pra beber, mas em doces eu adoro!
xxxx

Valentina disse...

Amei ler o post. Que linda forma de falar do teu dia especial. E que bacana a caixinha de mimos para beliscar no hotel. Agora estas trufas esão show total Pat. me apaixonei.

Dani Bros disse...

Assim vc vai acabar comigo!! hahah
Bjks

Cris disse...

Linda história Patrícia, fiquei até imaginando aqui a festa. Sabe que dried cranberries são minha perdição... Ficaram lindos seus doces! Bjs!

Claudia Lima disse...

Patrícia ficaram fantásticas!
Por coincidência preparei uma receita quase igual a sua, mas com chocolate meio amargo.
Tenha certeza que ficaram deliciosas! As cranberries dão um toque todo especial!
Boa sorte!
Bjs :)