quarta-feira, outubro 22, 2008

Shortbread de chocolate e presentes de Berlim

English version

Chocolate shortbread fingers

Cheguei à conclusão de que sou uma clicaholic – toda vez que leio alguma coisa online começo a clicar, clico, vou clicando e clico novamente. De link em link vou e, às vezes, nem me lembro mais de onde comecei. :)

Ouvi “Sweet Sixteen” do Billy Idol hoje de manhã, vindo para o trabalho – amo a música de paixão – e, depois de pesquisar o cara e a música, fui parar aqui. Não conhecia este artista e fiquei intrigada tanto com a sua biografia quanto com o seu trabalho.

Foi assim que conheci a Silvinha, uma brasileira doce que mora em Berlim. Cliquei no Technorati e, em seguida, num blog que havia me linkado... E nos tornamos amigas.

Todas as delícias que vocês vêem nas fotos foram mandadas por ela, lá da Alemanha. Não é fantástico? Vocês, meus amigos de blogs, vão acabar me mimando de um jeito irremediável... :)

Silvinha, querida, obrigada pelos presentes! Amei cada um deles! xoxo

Outro resultado da minha clickmania foi encontrar esta receita – um post da Jen de um tempão atrás. Vocês precisam provar estes cookies, eu lhes peço! Eles são maravilhosos e tenho certeza de que todo mundo aí têm os ingredientes na despensa. :)

Chocolate shortbread fingers

Shortbread de chocolate

- xícara medidora de 240ml

1 ½ xícaras (340g) de manteiga sem sal, amolecida
2 ½ xícaras + 2 colheres (sopa) - 370g – de farinha de trigo
4 ½ colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar
½ colher (chá) cheia de canela em pó
½ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (200g) de açúcar refinado
açúcar granulado, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Unte uma assadeira de 20x30cm e forre-a com papel manteiga, deixando sobrar papel dos dois lados mais longos (formando “alças”). Peneire a farinha, o cacau, a canela, o sal e o bicarbonato de sódio numa tigela e reserve.

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar refinado em velocidade média até formarem um creme leve e claro. Junte os ingredientes peneirados e misture só até incorporar.
Espalhe a massa na assadeira preparada, preenchendo todos os cantinhos e alisando bem a superfície. Leve ao freezer ou à geladeira por 15 minutos ou até firmar. Fure toda a superfície da massa com um garfo e asse por cerca de 20 minutos (ou até que esteja firme – o meu shortbread precisou de 35 minutos). Enquanto ainda estiver quente, corte em fatias de 10x2,5cm (mas não as remova da assadeira) – um cortador de pizza funciona bem para isso.
Cubra toda a superfície do shortbread com açúcar granulado e deixe esfriar completamente.

Rend.: cerca de 20 unidades (as minhas eram menores, porém mais largas, que as da Jen)

Chocolate shortbread fingers

23 comentários:

Letrícia disse...

Lindos! Os shortbreads, os presentes, a amizade...

Já anotei aqui para fazer um dia (quando eu deixar de ter borda recheada de catupiry :-P).

Beijos!

Silvinha disse...

Ah, você é uma querida :o)

Adorei os shortbreads!!! E o pãozinho de ontem ficou tão, mas tão macio!

Beijo!

Silvia Arruda disse...

É tão bom ganhar presentes, né Pat? Ainda mais assim, sem motivo especial...

E os shortbreads... para variar... ficaram lindos!

Mari disse...

Pat querida, uma pessoa adoravel como vc merece muito todo esse carinho! =]
Os presentes são lindos demais, e esses shortbreads... ai q delicia!
Imagine se nao vou testar em casa.. aiaiai q perdição.
Beijos florzinha!

Simone Izumi disse...

Desse jeito, você me mata!!
Toda vez que entro no tk, tem uma novidade deliciosa!!!!!Esses shortbreads ficaram lindos e vou testá-los sim!!!!
Que presentes maravilhosos!!!!!
bjs

Marcia disse...

Que gostoso ganhar presentes...ainda mais tão gostosos. Os shortbreads ficaram lindos.

Axly disse...

Ai que delícia ganhar presentinhos assim. Ainda mais vindos de tão longe^^
Esses biscoitos ficaram lindoooos!
Kisss^^

Luciana Macêdo disse...

Também sou como você vou clicando quando vejo já viajei para bem longe.
Só coisas boas, presentes e shortbreads.
Bjs!

Andrea Dohashi disse...

Patrícia, ninguém ´e querida por acaso, você é um doce de pessoa, todo carinho é merecido!
E esses shortbreads, estão com uma carinha pedindo assim: faça também, faça também, rs!
Acho que vou ter que atender á esse pedido!
Beijos.

Agdah disse...

já vou correndo colocar água no fogo para tomar café. Pena que aqui não tem shortbread.

Vivian disse...

Adorei esse vício rs. Parabéns por ter amigas tao queridas !!!
bj

laila radice disse...

achei graça do novotermo...tbm tenho compulsao por links...e fo assim q eu cheguei na silvinah...vi o link no tk...e bora conhecer...como diariam os cariocas...

lindos presentes, e maravilhosos ccokies!!bjs

Claudia Lima disse...

Que lindos os presentes! É sempre uma alegria receber um mimo com carinho dos amigos. Aproveite por nós!
Os shortbreads ficaram muito bonitinhos. Este açucar que vc chama de granulado seria o demerara?
Bjs :)

Anônimo disse...

Seu blog é incrivel! Moro em Oslo e geralmente não é fácil achar alguns ingredientes típicos do Brasil, mas com suas receitas parece que fica tudo mais fácil... não sei exatamente o porquê disso.
Agora mesmo vou tentar a esfiha que você postou em 2006, espero que dê certo!
X

Téia disse...

Ai, ai que delícia ganhar presentes, PAT, sinceramente, como todas disseram, você é querida e merece. Suas receitas são surpreendentes, lindas e criativas. Esta está apetitosa e delicada. Bj grande da fã.

Flavinha disse...

clicaholic!!! kkkk!!! Adorei essa denominação! Acho que sofro disso tb!

Você não para de ganhar presentes, hein? Só pode ser porque merece!

A receita (aliada às fotos!) está tentadora!

Beijocas

Flavinha disse...

clicaholic!!! kkkk!!! Adorei essa denominação! Acho que sofro disso tb!

Você não para de ganhar presentes, hein? Só pode ser porque merece!

A receita (aliada às fotos!) está tentadora!

Beijocas

Flavinha disse...

clicaholic!!! kkkk!!! Adorei essa denominação! Acho que sofro disso tb!

Você não para de ganhar presentes, hein? Só pode ser porque merece!

A receita (aliada às fotos!) está tentadora!

Beijocas

Anônimo disse...

Pati,

Não resisti e acessei o computador de casa para ver suas fotos! E não me arrependi pq estão de babar!
Que delícia essa receita e essa toalhinha azul... Ai que capricho (suspiro)...

Um beijo!

Valentina disse...

Shortbread é um pecado.um dos meus pontos fracos. amei como cortastes estes aqui. lindos, lindos.

Laurinha disse...

Que delícia que devem ter ficado.... suas fotos estão demais, quase mordi a tela do notebook! :DD

Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Lê, nem me fale, também ando tentando me controlar. :)
Beijocas!

Silvinha, você é que é querida! E que bom que gostou do pão!
Um beijão!

Si, ganhar presente é uma delícia! :)

Mari, obrigada, amiga!
Teste, sim!
Beijos!

Si, eu te digo a mesma coisa, os teus doces me deixam cheia de vontade de provar!
Beijoca!

Marcia, obrigda pela visita!

Axly, eles cruzaram o oceano. :)
Beijos!

Luciana, e assim a gente aprende um montão de coisas, né?
Beijo!

Andrea, obrigada, fico até sem jeito com tantas palavras de carinho!
E se você fizer, vou adorar vê-los no seu blog!
Beijão!

Agdá, esses aqui acabaram rapidinho, querida. :)

Vivian, obrigada!
Beijos!

Laila, que bom saber disso!
E obrigada, querida!
Beijos!

Claudia, vou aproveitar, sim! :)
Esse açúcar é granulado, mesmo, mas acho que o demerara também funcionaria aqui.
Beijos!

Eduardo, adorei saber disso! Que bom! Vou torcer para a esfiha dar certo, sim!
Um abraço!

Téia, obrigada! Fico feliz com o carinho.
Beijo!

Flavinha, eu ando muito mal-acostumada, mesmo... :)
Beijoca!

Andreza, que bom que gostou, querida!
Obrigada e um beijão!

Tina, eu também adoro, viu? E ficam desmanchando... :)

Laurinha, querida, obrigada!
Beijo!

Beatriz Belliard disse...

Que presente mais gostoso ! E tenho todos os ingredientes sim, e vou por a mao na massa ! bjinhos