segunda-feira, outubro 20, 2008

Pão de batata e parmesão

English version

Parmesan potato bread

Começou o horário de verão e estou morrendo de sono... Adoro esta época do ano – a sensação de dias mais longos, especialmente nos finais de semana, é fantástica – mas a primeira semana é bem difícil. :S

Uma fatia deste pão absurdamente macio – uma das receitas maravilhosas da Nic – é, certamente, um jeito ótimo de começar o dia, mesmo que o sol ainda não tenha aparecido.
O sabor de queijo no pão é bem sutil, por isso espalhe manteiga, geléia, Nutella ou o que lhe fizer sorrir. :)
Da próxima vez que fizer a receita, vou polvilhar o pão com parmesão antes de levá-lo ao forno. Hum!

Parmesan potato bread

Pão de batata e parmesão

- xícara medidora de 240ml

224g de batatas próprias para assar (aquelas para fazer nhoque funcionam bem aqui)
2 colheres (sopa) – 28g – de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara (240ml) de leite, em temperatura ambiente (pode ser semidesnatado)
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
½ xícara (120ml) de água
4-5 xícaras (560-700g) de farinha de trigo comum – usei 4 ¼ xícaras
1 xícara (100g) de parmesão ralado na hora
1 ovo + 2 colheres (sopa) de água (para pincelar)

Descasque as batatas e corte-as em pedaços iguais. Coloque-as numa panela pequena, cubra com água fria e leve ao fogo até ferver. Cozinhe até ficarem bem macias; escorra e amasse bem enquanto ainda estiverem quentes. Transfira o purê para a tigela da batedeira (se for usar) ou uma tigela grande (se for sovar na mão). Junte o leite e a manteiga e misture bem.
Adicione o fermento biológico e o açúcar à mistura de batata, mexendo bem. Deixe formar uma espuma (5-10 minutos). Acrescente o sal, a água e 3 xícaras (420g) de farinha. Misture até ficar homogêneo (com uma colher de pau ou na batedeira tipo Kitchen Aid, com o batedor de gancho). Junte o parmesão, misture, e comece a adicionar a farinha restante, em porções de ¼ xícara (35g), até formar uma massa que se desgruda das laterais da tigela. Continue batendo por mais 5 minutos (ou sove por 7) até obter uma massa elástica e macia.

Transfira a massa para uma tigela grande (pois cresce bastante), untada levemente com óleo, cubra com filme PVC ou plástico e deixe crescer por 45-60 minutos, ou até dobrar de volume.
Vire a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha e deixe sair um pouco do ar que está dentro dela. Divida em duas partes iguais e molde dois filões ovais e longos. Coloque-os numa assadeira grande, bem polvilhada com fubá, ou então forrada com papel manteiga, untado com manteiga ou óleo (os pães grudarão se o papel não for untado); você pode fazer pequenos cortes na superfície dos pães com uma faca bem afiada, se quiser.
Cubra com um pano limpo e deixe crescer novamente, desta vez por 45 minutos.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 190ºC.
Bata ligeiramente o ovo, adicione a água e use a mistura para pincelar os pães.
Asse por 30-40 minutos, até que o pão doure bem e o fundo faça um som oco se você der batidinhas dele. Caso prefira, meça a temperatura interna do pão com um termômetro próprio para isso – se assado, deverá ficar entre 90 e 93ºC.
Transfira os pães para uma gradinha; só fatie depois de completamente frios.

Rend.: 2 filões grandes

Parmesan potato bread

33 comentários:

Silvia Arruda disse...

Hummm... adoro pão salgado com geléia, como sugeriu na foto! Ainda mais quando esse pão for de batata... Que delícia!

Tina Lopes disse...

Uhn, eu aqui com meu café frio e azedo de cafeteira do escri (mas café é café, vício é vício) só sonhando com o cheiro desse pão.

Rita disse...

Estava justamente online procurando uma receita de pao p fazer pra uma visita! Nunca fiz pao de batata, mas acho que vou tentar esse.

Helena disse...

Este pão ficou com um aspecto sublime!Parabens!

Aline disse...

AMO pão de batata! AMO parmesão!!!
E seu pão ficou lindíssimo!!! Essa é uma das receitas que com certeza farei! E logo!

Abraços!

Paladares da Isa disse...

Mas que pão tão lindo e de sabor então!!!!!..... com uma boa compota....melhor ainda....

Clumbsy Cookie disse...

Que pãozinho tão bom! Nem é preciso comer com queijo!

Mari disse...

Pat querida, seu pãozinho está um espetáculo!! Ai menina q vontade q me deu de tentar novamente fazer um pão... vc nao faz idéia do quanto me inspira com todo teu capricho e receitas maravilhosas!
Eu também demoro a me acostumar ao horário de verão, aff... dá um soninho, né?
Desculpe a total ignorância (estou até com vergonha), mas qual é a batata ideal para fazer nhoque? Conta pra burrinha aqui... rsrsrs
Beijos, linda!!

Laurinha disse...

Eu gosto do horário de verão... dias mais longos, chegar em casa ainda no claro.... muito bom.
A única coisa que me incomoda é que, quando está muuuito calor, a noite cuuusta para refrescar...

Agora, este pão, menina, um luxo só! Ficou lindo! Vou fazer aqui em casa...

Beijinhos

Veggie disse...

EU USEI BORRACHINHAS VERDES!!!!!!!! Send her my best regards :)

laila radice disse...

ai paracem tao macios....lindo o pao!!bjs

Claudia Lima disse...

Adoro pão de batatas e este queijinho deve dar um toque especial.
O seu ficou lindo e parece bem fofinho.
Aqui estamos quase saindo do horário de verão finalmente!
Bjs :)

Valeria disse...

Patricia
Pão de batata é uma delicia !!E este seu pão tb está uma perdição!!
Hummm !!
BOa semana
Bjs

Silvinha disse...

Adorei! Tanto que vou fazer hoje!!! Nada de ir p/ lista.

Eu estava com vontade de pão de batata ha algum tempo, sem querer vc acertou em cheio! hahaha

Beijo!

Eli disse...

Nossa que lindo pão Pat?! Essa hora manhã eu queria essa fatia aí com geléia, delícia!!

Andrea Dohashi disse...

Que lindo pão Patrícia! Eu adoro pães, e esse está tão convidativo! :)
Beijos.

Vivian disse...

Pat, tbem ainda nao me acostumei com o novo horário, mas amo esse período !!! Seu pão ficou perfeito pra iniciar a semana !!!
bj

Lua Limaverde disse...

Ave, Pat, que pão é esse?!! Com batata e parmesão deve ser tudo! :D

Cris disse...

Patrícia... me lembrou da propaganda do café seleto... Depois de um sono bom, a gente levanta... na hora de tomar café, tem pãozinho gostoso, que a Pat prepara... com todo carinho... Beijocas!

Simone Izumi disse...

Deve ter ficado uma fofura só!!!Eu tenho tara por pães caseiros...e se bobear, como em demasia (bom, isso acontece diariamente...rs).
Pat,desde que vc me disse que tem o microplane ,além de tê-lo visto na oprah outro dia, não tenho dormido muito bem...atordoada com o meu novo objeto de desejo...rs.
Vc comprou por lá ou acá?
bjs
si

Patricia Scarpin disse...

Si, querida, ficou tão fofinho! Você iria adorar.

Tina, eu não tenho vício de café (só gosto do cheiro) mas o marido tem. Toma até café velho. Te entendo, amiga. :)

Rita, espero que goste! Depois me conta?

Canela, obrigada!

Aline, faça sim!!
Beijo!

Isa, nem me fale, sou doida por geléias. :)

Rita, que bom que gostou, querida! Obrigada!

Mari, você precisa insistir - aposto que vai acertar e daí vai emendar uma receita na outra. :)
Não é ignorância, não sei o nome da batata - é só pedir no sacolão ou na feira que eles lhe indicam, querida! Tem que ser uma batata mais sequinha, porque o excesso de água vai fazer a receita desandar e pedir mais farinha - o que é um erro, pois o excesso de farinha faz os pãezinhos ficaram duros. :(
Beijo!

Laurinha, isso é verdade. Eu tive sorte de mudar para um apartamento fresquinho... :)
Faça sim e me conte, ou melhor, poste!
Beijoca!

Ivan, junte-se à minha irmã na minha lista negra. :S

Laila, obrigada, querida! xx

Claudia, ficou fofinho, sim! Obrigada!

Valeria, obrigada! Ótima semana para vc também!
Beijo!

Silvinha, querida, espero que goste, querida!
Beijão!

Eli, vai bem com geléia, viu? :)

Andrea, e a receita não é difícil de seguir!
Beijo!

Vivian, no começo é mais difícil, né?
Beijo e obrigada!

Luna, é sim! :D

Cris, querida, seu comentário me fez sorrir. Obrigada!
Beijão!

Si, eu não sei como consegui viver sem o Microplane - o negócio é simplesmente fantástico e, para uma louca por cítricos como eu, perfeito!
Eu comprei lá - tem uma loja aqui no Itaim que vende umas coisas importadas (vi que eles vendem moedores de sal e pimenta da Peugeot, que também comprei lá), talvez eles tenham. O nome da loja é DKZA, dá uma pesquisadinha lá, quem sabe eles têm?
Beijos!

Valentina disse...

Pat, bem dissestes maravilhas deste pao.esta indo amiga. se nao fosse de madrugada aqui ia ja fazer este pao.

Anna disse...

Este pão deve ser ótimo, já anotei a receita.

Christiane disse...

Oi Patrícia,
Acessei seu blog por acaso e achei fantástico!
Adoro cozinhar e estou sempre em busca de novidades... Já testei algumas receitas suas e ficaram ótimas! Parabéns mesmo!
A propósito, esse pão é delicioso! Amanhã farei pela segunda vez...
Seu blog se tornou minha fonte número 1!
Obrigada,
Christiane

Patricia Scarpin disse...

Oi, Christiane!
Adorei saber que as receitas funcionaram, que bom! E este pão é mesmo muito gostoso, foi o maior sucesso quando o fiz.
Um beijo e obrigada por vir me contar!

Mauricio disse...

Patrícia,

Fiz o pão hoje pela primeira vez, e ficou delicioso! Só que pegou um pouco no fundo... Como evitar isso??

Um abraço,

Mauricio.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Mauricio!
Como assim, "pegou no fundo" - grudou na forma, é isso? Me explica melhor, por favor.

Mauricio disse...

Nao chegou a grudar, pois eu untei o papel manteiga coo indicado, mas queimou um pouco..

Patricia Scarpin disse...

Talvez o seu forno esteja quente demais, ou a grade inferior esteja muito próxima da chapa que fica sobre o fogo...

Maria Virgínia disse...

Patrícia, mais uma receita do blog que entrou para o meu "caderninho de receitas"! Espetacular... Não tenho muita sorte em assar pão em forno pré-aquecido (formam uma casca dura), então assim que moldo os pães coloco no forno ainda frio e eles crescem enquanto o forno esquenta. Com essa receita a "tática" funcionou perfeitamente, ficaram fantásticos! Ainda estou esperando uma receitinha de naked cake por aqui!!!

Patricia Scarpin disse...

Maria Virgínia, amei saber que o pão deu certo! Eu adoro essa receita, que bom que vc também gostou!
Tem naked cake no blog, já, sim, só não está com esse nome "da moda". Dá uma olhadinha no índice.
Bj!

Dorina disse...

Olá Patrícia!
Acompanho seu blog há muito tempo, adoro as suas receitas e o seu amor pela culinária.
Eu tenho vontade de fazer este páozinho individual, igual o pão de leite.
Vc já fez alguma vez? Vc acha que daria certo?
Quero fazer pro bolinho do meu netinho, e queria ter certeza de que estou no caminho certo.
Obrigada pelas receitas que vc posta!!!!!!
Bjs

Patricia Scarpin disse...

Dorina, tenho certeza de que ficarão ótimos! Nunca fiz, mas a massa é boa para ser modelada de vários jeitos.
Bjs e obrigada a vc pelo comentário!