segunda-feira, outubro 06, 2008

Madeleines de lavanda

English version

Lavender madeleines

Chega de revista ruim, certo? Vamos falar de uma bacana – Donna Hay.

Quem me lê há um tempinho sabe o quanto adoro tudo relacionado à Donna – além das receitas deliciosas e que sempre dão certo, a revista dela também traz idéias lindas para a casa e para receber. Alguns de vocês me contaram, por comentários e emails, que não encontram a revista onde moram e/ou o ela custa muito caro e fica inviável comprar os exemplares regularmente. Tenho ótimas notícias: a Donna colocou no ar seu novo site e está fantástico! Cheio de receitas (com fotos!) e idéias de estilo fabulosas. Vamos lá, dêem uma olhada! Sei que vão amar. :)

Falando em coisas maravilhosas e pessoas talentosas, peguei a receita destas madeleines no blog da Helen e as fiz usando a lavanda que ganhei de presente do Allen.

Lavender madeleines

Madeleines de lavanda

- xícara medidora de 240ml

5 colheres (sopa) – 70g - de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de lavanda seca comestível
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/3 xícara (67g) de açúcar
raspas da casca de ½ limão siciliano
2 ovos grandes
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (chá) de baunilha

Derreta a manteiga com a lavanda e reserve por 10 minutos para infundir. Passe pela peneira e mantenha metade da lavanda (ou descarte tudo, se preferir).
Peneire juntos a farinha, o fermento e o sal numa tigelinha.
Na tigela da batedeira, bata os ovos, o açúcar e as raspas de limão até obter um creme espesso e claro, cerca de 3 minutos. Acrescente o mel e a baunilha e bata por mais 1 minuto. Usando uma espátula de borracha/silicone, incorpore os ingredientes secos peneirados e, em seguida, a manteiga, misturando gentilmente. Leve a massa à geladeira, coberta com filme PVC ou tampa, por pelo menos 2 horas, ou até 3 dias (refrigerar a massa ajuda a formar os calombinhos característicos das madeleines).

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Unte com manteiga e enfarinhe as forminhas de madeleines. Divida a massa entre os moldes e asse por 12-14 minutos ou até que dourem.

Rend.: 12 – a Helen conseguiu 24; fiz meia receita e consegui 15

Lavender madeleines

19 comentários:

Mari disse...

Pat querida, obrigada pela sugestão de fazer a massa do brioche com ganache, e recheá-la com doce de leite... vou fazer em casa e depois te conto!
Essas madeleines estão maravilhosas! Nunca comi nada com lavanda, será que encontro por aqui para fazer (fiquei curiosa em saber o gostinho)? Lá fora têm produtos fantásticos que aqui, infelizmente, não achamos, não é?
Com certeza vou virar freguesa do site da Donna Hay... obrigada pela indicação!
Super beijo pra ti!

Simone Izumi disse...

Que fofos!!!
Eu também estou para postar uma receita com lavanda que ganhei da Laila e a usei numa receita do TK!
Adorei!! Tão poético...
Madeleines nessa chuvinha seria tudo para o meu estômago...
bjs

Cláudia disse...

Até hoje não achei lavanda, qualquer dia pego um perfume (brincadeirinha). Pat, o site da Donna Hay é bem legal e o seu blog tem a cara dele, suas fotos seguem o mesmo estilo que eu gosto muito.
Que coisa chata o que aconteceu com a revista que vc assinava, mas realmente vc não precisa dela. Com tantos blogs legais e outros sites, nem precisamos mais de revistas (é que a tentação é grande, eu entendo!)

bjs

Luciana Macêdo disse...

Águas passadas e boas receitas comemoradas com estas madeleines de lavanda, perfeito.
Bjs!

Bibi disse...

Que lindos! Dá até vontade de fazer... se eu tivesse forma para Madeleines. Patrícia, você sabe onde eu acho para comprar uma forma para Madeleines?

Valeria disse...

Patricia !!que delicadeza de madeleines .Lavanda comestivel!!Será que é a mesma que se usa para o chá???Super boa idéia!
Bjs

Goreti disse...

Tenho umas lavandas encomendadas, chegam amanhã...pena não poder fazer essas madeleines, ainda não tenho a forma.
Ficaram bem delicadas, e as fotos como sempre lindas...

Beijos!!!

Claudia Lima disse...

Eu nunca comi Madeleines, mas parecem saborosas e delicadas.
Obrigada pela sugestão do site. Eu não conheço a Donna Hay, vou checar.
Bjs :)

Silvinha disse...

Que delicadas suas madeleines, Pat, adorei!

Beijo!

Anônimo disse...

Nossa, nunca comi nada com lavanda... deve ter ficado saborosa, estão muito fofas. Preciso me informar se por aqui eu encontro. Com certeza eu te aviso, tá? :)
Beijão.

Cris disse...

Além das receitas deliciosas você sempre nos surpreende com estes sites lindos... adorei a seção de estilo no site... Beijos! Ah, e lavanda... eu amo...

Anônimo disse...

Patiiiiiiiiiiiii!!! Que receita maravilhosa!!!
Fiquei com muuuuuuita vontade de fazer, mas aqui em SP encontramos lavanda????
Beijos

Letrícia disse...

Que receita chique, menina! E deve ser deliciosa...

Beijos!

Axly disse...

Tuas madeleines ficaram lindas, todas douradinhas.
Imagino o sabor^^
Ah! Tem um miminho pra ti em minha Cozinha.
Kisss^^

Patricia Scarpin disse...

Mari, me conta, sim!
A Laila vive usando, mas não sei onde ela compra - deixe um comentário pra ela, sei que irá lhe responder!
Beijo, querida!

Simone, fui lá ver e amei a sua versão para as lemon bars.
Beijoca!

Cláu, que bom que gostou do site dela, querida. Fico contente.
É realmente uma tentação, mas você está certíssima, tem muito conteúdo online maravilhoso!
Beijo!

Lu, que bom que gostou.
Beijoca!

Bibi, fui à Barra Doce (www.barradoce.com.br) semana passada e vi umas forminhas da Doupan para madeleines - elas são soltinhas, então teriam de ser colocadas dentro de uma outra assadeira, mas devem funcionar bem!
Dá uma ligadinha lá, eles lhe informam.
Beijoca!

Valeria, creio que seja, sim!
Beijo!

Goreti, tenho certeza de que você fará outra coisa bem gostosa com a lavanda, também!
Beijos!

Magia, espero que goste do site!
Beijo!

Silvinha, obrigada, amiga!
Beijo!

Andréa, a Clarice deve saber onde encontrar, querida.
Beijoca!

Cris, aguarde as idéias pro Natal no site dela, amiga, você vai amar!
Beijão!

Paulinha, a Laila (do Comidinhas do Bem) sabe onde encontrar, dá uma palavrinha com ela!
Beijos!

Lê, obrigada!
Beijoca!

Axly, vou lá ver, obrigada!
Um beijo!

Vivian disse...

que peninha que até hoje nao encontrei fôrma pra madeleines... Mas já comi bisocitos com lavanda e posso afirmar, sao maravilhosos!!
bj

Bibi disse...

Muito obrigada Patrícia! Vou ligar lá amanhã para ver sobre as formas :)

Beijinhos

Laurinha disse...

Que lindinhas, pontilhadas de lavanda... devem ter ficado fantásticas!
Que vontade de saborear uma...

Beijinhos

Dódi disse...

Sou Graça Dutra , novata na internet ... amante da culinária ...desde muito criança. Amo seu blog , suas receitas são ótimas.Faço todas.
Sou culinarista ( auto - didata ), tenho um acervo culinario enorme, e riquíssimo... (resultado de muito estudo e pesquisa, do amor pela arte , " que é tudo na vida, para mim ") . Sou mineira de Belo Horizonte, e trabalho apaixonadamente , com o resgate gastrônomico , da culinária mineira. Muito prazer, estou a seu dispor... tenho um sonho... dividir com as pessoas nossas delícias... ( das Gerais ). Se você puder ser o caminho , vou amar...!!! Meus netos , e atualmente , genros ... etc.me chamam de " Dódi " ( existe uma razão ... é claro... !!! uma antiga razão) Amo a vida , e tudo que ela nos oferta... e você está incluida nisso. Minhas plantas , meu Amor e respeito , incondicionais à DEUS ... Sou simples assim...!!! Deus te abençoe... beijos , parabéns pelo trabalho, pela doçura como transmite cada palavra , pelo talento. Obrigada...