sexta-feira, outubro 03, 2008

Brownies em forma de cookies

English version

Brownie roll-out cookies

Lembram-se do post em que reclamei da Bon Appétit? Mandei um email para o atendimento ao consumidor da revista, pedindo informações sobre cancelamento de assinatura – queria saber se haveria um reembolso caso eu resolvesse cancelar. Agora, semanas depois e sem nenhuma resposta deles, descobri que a minha assinatura foi simplesmente cancelada. Isso mesmo – eles o fizeram sem que eu tivesse pedido por isso. Dá pra acreditar?
Obrigada, Bon Appétit, por tomar decisões SÁBIAS por mim! :S

Ainda bem que não preciso daquela revista para conseguir ótimas receitas – há outras fontes, que considero muitíssimo melhores. Como os blogs maravilhosos que leio.

Peguei a receita destes cookies deliciosos no blog da Deb e a inspiração para cortá-los como estrelinhas veio dos shortbreads lindos do Vitor Hugo.

E por falar em blogs que adoro, fiz estes cookies usando um dos presentes que o meu querido amigo Ivan trouxe das férias nos EUA – encaixando estas argolinhas (sobre as quais a Nic postou esta semana) nas extremidades do rolo de massas consegui biscoitinhos da mesma espessura:


Brownies em forma de cookies

- xícara medidora de 240ml

3 xícaras (420g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de fermento em pó
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida + 1 pitada de sal
1 ½ xícaras (300g) de açúcar
2 ovos grandes
1 colher (chá) de baunilha
2/3 xícara (60g) de cacau em pó, sem adição de açúcar

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Misture a farinha, ½ colher (chá) de sal e o fermento numa tigela e reserve.
Junte a manteiga, a pitada de sal, o açúcar, os ovos, a baunilha e o cacau na tigela da batedeira e bata até incorporar tudo. Acrescente os ingredientes secos aos poucos, misturando até obter uma massa homogênea. Embrulhe com filme PVC ou plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.

Abra a massa numa superfície polvilhada com farinha (fiz isso com a massa entre dois pedaços grandes de papel manteiga levemente enfarinhados) até conseguir uma espessura de cerca de 0,60cm. Corte nos formatos desejados e, usando um pincel, retire o excesso de farinha dos cookies (caso haja).
Coloque-os em assadeiras grandes, de beiradas baixas, forradas com papel manteiga e asse por aproximadamente 11 minutos, ou até que as extremidades firmem e os centros dos cookies estejam macios e levemente “estufados”.
Transfira para uma gradinha e deixe esfriar.

Rend.: de acordo com a Deb, um montão. Fiz meia receita, usei um cortador de estrela de 5cm e consegui 45 cookies.

Brownie roll-out cookies

23 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma receita maravilhosa sua Pat!!!
Quero te agradecer imensamente pela resposta da ganache de chocolate branco, muito obrigada Pat!!!
Não sei o que seria dos meus bolos sem você.
Beijos

BETO disse...

Oi Patrícia, realmente essas argolas para deixar a massa na mesma espessura seriam de grande ajuda aqui em casa. Você sabe se em São Paulo existe algum lugar que as venda??? Obrigado e abração. Adoro seu blog, estou sempre aqui.

Mari disse...

Querida, ficaram (como sempre) lindos os seus cookies! Amei o formato das estrelas, preciso comprar para mim uns cortadores de biscoito urgente! =D
Achei a receita (aparentemente) fácil... acho q vou usá-la para presentear os professores da Isabella no dia 12 próximo - estava escolhendo qual cookie fazer... acho q esta aqui é ótima, pois chocolate é coisa q todo mundo gosta!
Super beijo e ótimo findi!

Isabel Salvador disse...

maravilha,mesmo 5 estrelas :o),jinhos

Luciana Macêdo disse...

Vou adorar quando estas argolas chegarem por aqui, me irrita quando não consigo deixar os bisoitinhos com a mesma espessura.

Os biscoitinhos além de saborosos são um charme. Seja de estrelinha ou de florzinha (como a Deb fez) combinam muito bem com o cafezinho da tarde.
Bjs!

bio_geo_esds@ disse...

Ficaram bem bonitos. Também uso uns anéis de borracha, comprei numa loja de ferragens (seriam para vedar roscas de máquinas), e escolhi outras espessuras, 4mm, 5mm, 6mm e 7mm. Dão muito jeito.

Simone Izumi disse...

que argolinhas sabidas!!
por ora eu uso sarrafinhos de madeira de mesma espessura que coloco do lado de fora das massas para apoiar o rolo de macarrão.
Mas essas são mutcho mejores!
Esse formato de estrelinha parece que sorri!lindinhos
bjs

Axly disse...

Adorei tuas estrelas, devem ter ficado deliciosos esses brownies^^
Que legal essas argolinhas, simples e funcionais.
Quanto as revistas, é muito difícil eu usá-las, sempre acho o que preciso na net :P
Kisss^^

Margarida disse...

Essas argolinhas deram um jeitão! As estrelinhas ficaram divinias!!
bjo

Silvinha disse...

Que delicia, Pat! Eu adoro comer biscoito de chocolate com iogurte de morango (bem coisa de criança, né), e os seus estão tão convidativos... nham

Beijo!

Anônimo disse...

Partícia vou te dar uma sugestão!
Que tal vc enviar uns desses pelo correio? rsrsr.
Divino!
bejos.

Laurinha disse...

falando em revistas, sabe que uma vez passei um email para a Blue Cooking, e até hj não tive resposta? Bem, até tive: 'entraremos em contacto' !E... nadica de nada!

Enfim,

Sabe que fiz e uso umas réguas de 3mm e outras de 5mm para abrir as massas na mesma espessura... bem tupiniquim, mas que dá certinho...

Estes cookeis parecem mesmo serem ótimos... e adorei o formato de estrelinhas!

Beijinhos

Glau disse...

Pat, sua receita veio no momento certo.. ando com mta vontade de preparar uns cookies, mas nunca sei que receita utilizar!

Gostei mto
Bjos, Glau

Claudia Lima disse...

Ficaram lindos! Interessante as argolas, ainda não conhecia. Eu não me acerto muito com rolo de abrir, dai evito receitas que tenha que usar. Mesmo assim gostaria de aprender.
Bjs:)

Helena disse...

Que maravilha essas estrelinhas!

Lua Limaverde disse...

Que estrelinhas fofas! :D
Menina, eu tive problema foi com a Menu, eu assinei numa época em que a revista estava mudando de perfil e me arrependi um pouco, não tenho interesse em alta gastronomia e além disso no começo era comum eu deixar de receber alguns números. Já o teu caso foi pior, hein? Que empresa antipática! Afinal de contas o que queremos em revistas, antes de mais nada, são boas receitas! ;D
Beijos!

4 amigas na cozinha disse...

Oi Patricia!!
Ficamos muito felizes quando descobrimos blogs como o seu! Lindos e inspiradores!! Parabéns!
Já te adicionamos à nossa lista de amigos blogueiros.
Um beijo das 4 amigas na cozinha
Fernanda, Leda, Jacqueline e Jack

Vivian disse...

eu quase nao compro revistas de gastronomia pois depois que fiz meu blog passei a conhecer pessoas como vc, com muito bom gosto pela culinária.
boa semana

Patricia Scarpin disse...

Paulinha, fico feliz por ter sido útil.
Obrigada pelo comentário, um beijo!

Beto, eu não sei, não... Talvez na Spicy? Dê uma ligadinha lá pra perguntar.
Que bom que gosta do blog, obrigada e um abraço!

Mari, é fácil, sim, mas evite fazê-la num dia muito quente porque senão a massa amolece demais e fica difícil abrir com o rolo e cortar.
Beijoca!

Belinha, obrigada!

Lu, e são gostosos pois fica bem marcante o sabor do cacau.
Beijo e obrigada!

Pão..., a sua idéia é fantástica, obrigada por compartilhar!

Si, querida, são sabidas, sim! E ele me trouxe também um moedor de nozes fantástico.
Beijos, querida!

Axly, também adoro fuçar na net. :)
Beijoca!

Margarida, obrigada!
Um beijo!

Silvinha, acho que vou provar a sua idéia logo. Adorei! ;)
Beijoca!

Andréa, adoraria enviar, querida!
Beijoca!

Laurinha, fico doida com essas coisas... Acho uma falta de respeito conosco!
As réguas são fantáticas, amiga! Tupiniquim, nada - criativas!
Beijão!

Glau, essa aqui não pede ingredientes difíceis, né?
Beijo!

Magia, a prática ajuda, viu? :)
Beijo!

Canela, obrigada!

Luna, não é horrível quando isso acontece? O que me irrita muito nas revistas daqui é a falta de informação nas receitas - tamanho de forma, temperatura de forno... Fico doida!
Beijos!

Fernanda, Leda, Jacqueline e Jack, obrigada pela visita!
Beijo!

Vivian, que bom que gosta das receitas que posto aqui, muito obrigada!
Beijo!

Eli disse...

Pat que lindos esse cookies, o meu rapha vai amar!!

Tenho uma coisinha pra te contar, depois te mando um email é sobre uma arte que andei fazendo na cosinha. hehehe

Letrícia disse...

Que lnidos ficaram, Pat, parecem tão gostosos... mas essas argolinhas, hein? que invento engenhoso! Tô aqui tentando entender como funcionam, mas sou tapada demais para isso :-P

Beijos!

Cris disse...

Amei as novidades... os brownies em forma de cookies e as argolinhas, já mostrei para minha amiga americana que disse que ficou perdida no site, de tanta coisa boa... Obrigada Patrícia, por compartilhar tantas coisas boas. Bjs!

Fabi disse...

Nem preciso dizer que estão super lindos, né?? Beijos!