segunda-feira, outubro 13, 2008

Bolinhos de iogurte com especiarias e uma caixa de presentes

English version

Spiced yogurt mini cakes

Recebi uma caixa cheia de presentes!!

Estes foram os prêmios maravilhosos que ganhei com a minha panna cotta de saquê e foram enviados pela Clarice – obrigada, querida!

Falando na Clarice, pensei muito nela ao escolher e preparar estes bolinhos – delicados e lindos como ela. Ela adora fubá, sei bem, mas canela maravilhosa que estava entre os presentes me contagiou e tive de preparar algo com este sabor.

Clarice, minha amiga, eu gostaria de poder lhe servir estes bolinhos pessoalmente, numa mesa bem bonita; já que não posso, os ofereço virtualmente, com muito carinho!

Spiced yogurt mini cakes

Bolinhos de iogurte com especiarias
do livro Claudia Cozinha

1/3 xícara de amêndoas sem pele, grosseiramente picadas
1 ¼ xícaras (225g) de açúcar granulado
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de noz moscada moída na hora
1 ½ xícaras (180g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
6 colheres (sopa) – 90g – de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 ovo
1 colher (chá) de baunilha
1 copo (200g) de iogurte natural

Cobertura:
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de amêndoas em lâminas, levemente tostadas

Pré-aqueça o forno a 180ºC; unte bem uma forma de muffins (com 12 cavidades) com manteiga.

Em uma tigela, misture as amêndoas picadas, 4 colheres (sopa) do açúcar granulado, a canela e a noz-moscada.

Em outra tigela, peneire juntos a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar granulado restante até formar um creme claro e fofo. Adicione o ovo e a baunilha e bata novamente. Junte a esse creme 1/3 da mistura de ingredientes peneirados e metade do iogurte, mexendo com uma espátula de silicone/borracha. Vá acrescentando o restante dos ingredientes aos poucos.
Coloque uma colherada cheia de massa no fundo de cada cavidade da assadeira. Cubra com uma parte generosa da mistura de especiarias e amêndoas. Finalize com massa de bolo – não encha demais cada cavidade para que a massa não transborde dentro do forno.
Asse por cerca de 20 minutos ou até dourarem – faça o teste do palito.
Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar.

Prepare a cobertura: junte açúcar de confeiteiro e o leite numa tigelinha, misturando bem até formarem um glacê homogêneo. Se necessário, adicione mais leite para diluir a mistura. Derrame sobre os bolinhos já frios e salpique com as amêndoas em lâminas.

Rend.: 12 unidades

Spiced yogurt mini cakes

29 comentários:

Silvia Arruda disse...

Amei a lata do Snoopy! É meu desenho preferido da infância e até hoje! Adoro todos os personagens!!
E os bolinhos ficaram muito charmosos!
Pat, fiz mais uma receita sua... amei... :)

Glau disse...

Vc é mesmo um encanto de pessoa!

Lindos os presentes e demais o bolinho que preparou e ofereceu virtualmente para a Clarice!

bjos, Glau

Mari disse...

Pat, você é uma pessoa especial! Eu fiquei tão feliz qdo soube q vc tinha ganho esse desafio, não só pq achei a receita um show, mas tbm porque gosto demais de vc!
Esses bolinhos q vc ofereceu à Clarice (que também é uma menina encantadora demais) estão divinos... além de lindos, parecem deliciosos!!
E que coisa mais linda os presentes que ela te deu! Dá pra perceber que foram escolhidos com muito amor... tá ai uma linda troca de carinho entre duas pessoas pra lá de queridas... =D
Gostoso demais presenciar isso!
Super beijo

Mari

Clumbsy Cookie disse...

Que presentes maravilhosos!!! Parabéns Patricia, deves ter ficado tão contente ao receber essa caixa! Os bolinhos são lindos!

Isabel Salvador disse...

ficaram lidérrimos amiga esses bolinhos,e que grandes presentes,jinhos amiga

bio_geo_esds@ disse...

No comments!

subarrios disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
subarrios disse...

Amei!

Nem sei como diga, mas estes devem ser a receita mais maravilhosa que já vi para bolinhos... as especiarias devem dar um toque divinal... e essa apresentação está um sonho!

Obrigada pela partilha e Parabéns pela prenda bem merecida!

***

Téia disse...

Patrícia querida que lindo post. Adorei a receita oferecida a Akemi, os presentes estão encantadores e de muito bom gosto. Use-os e continue a postar suas maravilhosas receitas. Parabéns pela vitória no desafio, sua panacota foi super orginal e com certeza deliciosa. Bj grande.

Unknown disse...

Adorei o post!
é tão gostoso ler essa troca de carinho entre amigas.
E que caixinha linda aquela do snoopy!
Parabéns.

Marula disse...

Quanta delicadeza, quanto carinho, quanto capricho... A vida fica muito mais gostosa assim!
Beijocas!

laila radice disse...

vc e a clarice são tão atenciosas e fofas...

quisera eu ofercer um chá para ambas!!!bjao!

Andrea Dohashi disse...

Quanto carinho Patrícia, tanto de sua parte, como da Clarice, ambas pessoas especias! Bom da panna cotta sou suspeita em falar, eu fiz e é uma delícia!
Cada mimo lindo,e esse bolinho então? sem comentários!
Beijos.

Silvinha disse...

Que presentinhos encantadores!

Os bolinhos ficaram lindos, parecem deliciosos.

Beijo!

Akemi disse...

Querida, estou aqui embasbacada com estes bolinhos e o lindo post que escreveste! Não imagina o quanto estou feliz! Já li e reli algumas vezes e fico aqui apenas a admirar as fotos lindas destes bolinhos! Tantas especiarias que eu adoro que já quase sinto o cheirinho deles do lado de cá! Ahhh, quem me dera poder estar presente para um cházinho, amiga!
Que bom que gostou das lembrancinhas! Posso ter pedido uma ajudinha para a Valentina mas de uma coisa tinha certeza, tinha que enviar alguma coisa do Snoopy! :-D
Um super beijo de quem te admira demais!

Anônimo disse...

Oi Patrícia!
Sou estudante de arquitetura em São Carlos, interior de SP, e faço doces pra vender na faculdade - agora alguns deles copiados das tuas receitas! Muffins, brownies, barras e o que mais você inventar..rs. Alias, hoje acordei e resolvi matar aula pra tomar um café da manhã diferente, panquecas de canela que encontrei fuçando aqui. Mto boas, por sinal! Parabéns pelo blog, e obrigado pelas receitas e pelas horas otimas que passo fazendo pesquisa aqui! Beijo!^^

Vivian disse...

seus bolinhos ficaram um charme !! Vamos conversar, amei todos esses presentes. Quantas coisas legais !!!
Parabéns !!
bjinhos

Flavinha disse...

Adorei os presentes! Eu quero uma forma de abóbora!!!! Hahaha...
Muito merecido seus presentes, pois a panna cotta foi uma idéia muito legal!
Este bolinhos estão lindos, tão delicados! Que fotos, hein?
Adorei!
Beijos

Simone Izumi disse...

meu deus...fauchonnnn!!!!
que luxooooo!!!!
os bolinhos ficaram perfeitos e apetitosos!!
parabéns!!!!
bjo

Leonor de Sousa Bastos disse...

Txii...tantos presentes!...que sorte!:)
Os bolinhos estão amorosos...e devem ser deliciosos!:)

Laurinha disse...

Estes bolinhos... fiquei aqui imaginando o sabor final com estas especiarias.... ah, este vou experimentar logo logo... com este streusel no recheio, aiai, tudo de bom!!

E parabéns pelos presentes!

Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Si, vou lá ver, fiquei curiosa!
Beijos, querida!

Glau, obrigada, fico até sem jeito com os elogios!
Beijoca!

Mari, a sua torcida com certeza me ajudou a vencer, amiga!
A Clarice me mimou muito, aliás, não é a primeira vez que a danadinha faz isso. :)
Um beijo e obrigada pelo carinho!

Rita, fiquei nos céus!
Obrigada!

Belinha, obrigada!

Pão, Bolos e Cia, obrigada! :)

Psychic, eu fiquei doida com a união de canela e amêndoas. :)
Obrigada a você!

Téia, obrigada pelo apoio e pelo carinho, significam muito para mim!
Um beijão!

Nana, eu amei a caixinha!
Obrigada!

Marula, fica mesmo, você tem razão!
Beijo!

Laila, obrigada!
Beijo!

Andrea, eu adorei saber na época que você tinha feito a panna cotta!
E obrigada pela torcida!
Beijo!

Silvinha, obrigada, querida!
Beijo!

Clarice, minha amiga querida, fico feliz por você ter gostado, eu fiquei ansiosa e nervosa porque queria uma receita que lhe agradasse!
A caixinha do Snoopy é linda demais, vou guardar meus cookies nela feliz da vida!
Eu é que sou sua fã, querida!
Um beijo e obrigada por me proporcionar tantas coisas bonitas!

Richard, eu adorei saber disso! Espero que você venda bastante e ganhe bastante dinheiro! Vou ficar aqui torcendo! E use e abuse das receitas, vou sempre postar novidades!
Um beijo e espero que tenha gostado das panquequinhas!

Vivian, eu fiquei doidinha com tudo que tinha dentro da caixa. :)
Beijoca!

Flavinha, aquele é um cortador de cookies, farei pros meus sobrinhos no Halloween. :)
Obrigada e beijo!

Si, quase caí pra trás quando vi que eram coisas da Fauchon. :)
Beijoca!

Leonor, obrigada!

Laurinha, aquele recheio é demais, amiga, vá por mim. ;)
Beijoca e obrigada!

Zoe Francois disse...

These little cakes are adorable and luscious looking! Congrats on winning all the cool loot!

Aline disse...

Mas que presentes lindos!! A Akemi tem que fazer mais concursos hehehe...

Agora falndo dos bolinhos... Infelizmente eu só retiraria a canela ( eu não gosto T_T) Mas de qualquer forma dá água na boca! principalmente pelas amêndoas.
Abraços!

Luciana Macêdo disse...

Carinho é bom,dar e receber. Presentes merecidos, bolinhos em atenção e carinho...nada mais singelo neste mundo tão cheio de "coisas feias". Um belo gesto oferecer tão deliciosos bolinhos.
Bjs!

Valentina disse...

Amiga, que delicia de bolo. e amei a forma como o apresentastes. leva amendoas na massa para mim já basta - deliro pois em geral são deliciosamente umidos.Alem de tudo leva todas estas lindas especiarias.E o mimo da Clarice..ah, ela é um doce. E vc bem merece o carinho.

Fabrícia disse...

É tão bom visitar seu catinho...estava com saudades. Esses bolonhos são supimpas....fizemos esta receita no Natal do ano passado...sucesso absoluto. As fotos um escândalo como sempre. Adorei a caneca de macaquinhos ....fofissima.Bjs

Cris disse...

Patrícia, quanta coisa linda, estou aqui babando com estes presentes tão lindos!!! E com quanto carinho você retribuiu... Bjs!

Fernanda Baldo disse...

Lindo seu bolinho. Quero fazer.
Será que dá muita diferença substituir o açúcar granulado por açúcar cristal ou refinado?