sexta-feira, outubro 10, 2008

Biscoitos venezianos

English version

Venetian biscuits

Às vezes tenho a impressão de que as pessoas tendem a complicar o que é simples até arruinarem tudo.

O filme que vi ontem, por exemplo (estou até agora tentando entender todo o auê e as indicações ao Oscar). Uma história interessantíssima – já ouvi falar muito do livro, quero ler – foi reduzida a um editorial de moda. Isso sem falar da péssima escolha para protagonista: uma garota sem talento, que só sabe fazer bico e que deve ter comido pela última vez lá em 1995.

Eu não faria a mesma coisa com esses simples, leves e lindos biscoitinhos da Valentina. Minha única alteração foi acrescentar raspas de laranja à massa, o que deu um perfume delicioso aos biscoitos.

Venetian biscuits

Biscoitos venezianos

225g de farinha de trigo
225g de açúcar
raspas da casca de 1 laranja grande
4 gemas
1 ovo
½ colher (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 180ºC/350ºF. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga e unte ligeiramente o papel.

Numa tigela média, misture todos os ingredientes com a colher de pau para obter uma mistura homogênea. Siga misturando com as mãos, formando uma massa.

Trabalhando numa superfície levemente enfarinhada, separe porções de massa – usei cerca de ½ colher (sopa) por biscoito – e faça uma “cobrinha”, em seguida moldando-a em forma de “S”. Coloque na assadeira e leve ao forno por cerca de 15 minutos, ou até que dourem na parte inferior.

Retire do forno e transfira o papel para uma gradinha até os cookies esfriarem. Remova os biscoitos do papel com cuidado para que não quebrem.

Rend.: cerca de 35 unidades

21 comentários:

Anônimo disse...

Olá Patricia!
Esses bicoitinhos estão apetitosos. Vontade danada de fazê-los, não tem nada melhor que comer biscoitinhos recém assados num fim de tarde.
beijinhos

Tina Lopes disse...

Hahahahahahaha, mas esse filme é um horror, não é? Eu fiquei tão indignada que até desgostei do vestido verde. Os atores, méldéus, tudo tão ruim. A gente se acostuma com o Viggo depois passa mal. E esses biscoitinhos, eu detonei um pacote parecido, só que com pontinhas molhadas em chocolate, feitos numa colônia ucraniana pertdo de Curitiba (Witmarsum). Mas os seus são mais lindos.

Aline disse...

Esses biscoitos parecem que são daqules que desmancham na boca. Uma boa pedida para o fim de semana. Adorei a foto. Te achei no flickr, e vou colocar teu link no meu blog, que por acaso é novo!

Abraços

Mari disse...

Oi Pat querida,

Obrigada pelo teu recadinho para mim no post anterior.. vc é tão querida e carinhosa! Além de ser talentosíssima, caprichosissima.. vc sabe q sou tua fã, né? =D
Eu também não gostei desse filme.. e a Keira é tão bonita, podia engordar uns 10 quilinhos né? rsss
Esses biscoitinhos estão um luxo só, e parecem deliciosos!! Vindos da Valentina, não surpreendem (dela só vêm coisas maravilhosas tbm), e a tua execução, como sempre, foi primorosa!!
Já q estou com meus limõezinhos sicilianos a dar bobeira aqui em casa, vou ver se faço os biscoitinhos com as raspinhas dele.. e depois te conto! =D
Fiz tua receita dos biscoitos de chocolate e ficou ótima.. postarei em breve! =D
Beijos, querida... ótimo fim de semana pra vc!!

Anônimo disse...

Ah, Patrícia, finalmente alguém que concorda comigo! Eu gostei muito do filme, achei uma história super interessante e quero MUITO ler o livro. Mas aquela Keira Knightley... Eu não suporto. Acho que não sabe representar e concordo plenamente: só sabe fazer bico! Um horror!

Já os biscoitinhos... uma maravilha!

Beijo *
Mariana

Unknown disse...

kkkkk ter comido a ultima vez foi "venenoso" kkkk
Os biscoitos ficaram lindos, ai que vontade de roubar um.
Bjs

Glau disse...

Pat querida, vc sempre posta uma receita maravilhosa na sexta-feira e eu já fico doida para preparar! Meu olho até brilha!

Como vc sempre, arrasou!
Bjos com carinho, Glau

Valentina disse...

Querida, você é tao talentosa.ficaram lindos. fico boba com o teu capricho.

Isabel Salvador disse...

que biscoitos maravilhosos,ficaram mesmo perfeitos amiga,jinhos

Lua Limaverde disse...

Nossa, como estou por fora! Não tinha ouvido falar desse filme! Mas fiquei interessada no livro. Agora essa Keira, nossa, acho ela muito feiinha pros padrões de hollywood (digo isso porque pra não ter talento há que ser pelo menos bonita, não?)... :D

Anônimo disse...

Patrícia a impressão que dá é que ao morde-los eles se desmancham na boca! Hum... Perfect!!!
beijos.

Silvinha disse...

Eu não botei fé neste filme, não o assisti e nem irei. Estou me conformando aos meus preconceitos "filmisticos", pois sei que qdo insisto em ver, é desastre na certa.

Adorei os biscoitinhos! "S" do que, hein, hein? :D

Beijo!

Téia disse...

Oi Patrícia, estão lindos estes biscoitinhos em S. Olha uma receita da Tina feita por você, adorei o toque da laranja, só pode dar certo. Bj querida.

Claudia Lima disse...

Ficaram muito apetitosos, especialmente com este toque de laranja!
Adorei a caixa!
Vi o trailer, mas não vi o filme.
Bjs :)

Mari disse...

Pat querida, eu novamente... só pra dizer q deixei um presentinho para vc no meu blog! Beijoss!!!

Axly disse...

Esses biscoitos ficaram ótimos!
Nunca vi esse filme, mas com tanta "empolgação" nem sei se quero mais ver... huahuahuahuahuahua!
Kisss flor^^

Eli disse...

Pat eu também salvei essa receita da Tina e ainda não a fiz, mas agora vejo aqui também e estou morta de vontade de fazer. Ficaram lindos!!

Andrea Dohashi disse...

Oi Pat, já está no ar o meu cantinho, quando vc puder passa lá e faz uma visitinha na minha modesta cozinha, ok?
O endereço: http://ladykitchen.blogspot.com/
Obrigada e beijão.

Patricia Scarpin disse...

Carol, eles são bem gostosinhos, sim, e combinam com chá!
Beijoca!

Tina, realmente não dá pra ver aqueles dois sem sal depois do Viggo. Veja bem, Viggo + Naomi + Cronenberg. Não dá pra concorrência. :)
A idéia de banhar a pontinha deles no chocolate é muito boa, adorei!

Aline, desmancham, sim! E obrigada pela visita!
Um beijo!

Mari, 10? Dava pra ela engordar uns 30 e ainda ficaria magra - há umas cenas em que ela está de lado e parece uma folha de papel. :)
As receitas da Tina são mesmo maravilhosas, todas dão certo, sempre!
Vou adorar ver os teus cookies!
Beijoca!

Mariana, ela é péssima! Não suporto!! :)
Beijoca pra ti!

Nana, venenoso, nada, olha pra bem ela. :)
Beijoca!

Glau, você é um doce, obrigada!
Um beijão pra vc!

Tina, pois os seus foram uma inspiração maravilhosa.

Belinha, obrigada!

Luna, na minha opinião ela tem uma cara de drogada... Tipo aquelas modelos da época do "heroin chic", sabe? Deus me livre...
Beijo, querida!

Andréa, eles desmancham, sim!
Beijo!

Silvinha, nem perca o seu tempo - eu também tenho os meus e quando vou contra eles me dou mal. :)
Ah, o "S" é sugestão da autora da receita. :)
Beijo!

Téia, eu sou doida por cítricos, imagina... :)
Beijo e obrigada!

Magia, que bom que gostou, obrigada!
Beijoca!

Mari, vou lá ver!

Axly, hahaha, talvez vc nem deva perder o seu tempo. :)
Beijão!

Eli, obrigada!

Andrea, já fui lá espiar!

laila radice disse...

já os fiz e adorei tbm!!! mas os teus estão lindinhos de mais nessa caixinha!!bjao

Laurinha disse...

E como ficaram lindos! super gorduchinhos....!

Eu tb fiz, e pus um tantinho de cardamomo, bem pouquinho, aliás, acho que da próxima vez vou colocar mais pois o aroma ficou bem sutil...

Adoro tons do lilás... qdo minha filha nasceu, eu escolhia mais lilases do que rosas para as roupinhas...

Beijinhos