terça-feira, setembro 26, 2006

Douillon (pêra assada envolta em massa folhada)

A carinha da sobremesa não ficou bonita como eu queria (culpa minha), mas o sabor ficou muito bom. Para quem gosta de frutas assadas (adoro!), é uma opção bárbara.
Receita do site Basílico.

Se alguém não gostar de pêra, acho que ficaria bem gostoso também com maçã. O toque das nozes no recheio é delicioso.

Ah, adivinhem se não esqueci de pincelar a massa com gema?? :S

Douillon (pêra assada envolta em massa folhada)

4 pêras pequenas e maduras
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa) de nozes picadas
4 quadrados (de 15 cm x 15 cm) de massa folhada aberta e gelada - comprei 1 pacote de 300g e sobrou um pedacinho
1 gema para pincelar
chantilly ou sorvete de creme para acompanhar

Descasque as pêras, retirando miolos e cabinhos. Role as pêras na mistura de açúcar e canela e coloque, cada uma delas, sobre um quadrado de massa folhada. Misture as nozes ao restante do açúcar com canela e com esta mistura preencha as cavidades das pêras.
Dobre as pontas da massa, moldando para que as frutas fiquem completamente fechadas e com o formato original. Descarte o excedente de massa, formando um cabinho na ponta. Com o restante da massa, corte folhas e cole-as ao lado do cabinho com um pouco de gema (ooops, não fiz isso). Pincele toda a massa com gema.
Leve a assadeira à geladeira por 10 minutos enquanto aquece o forno a 200ºC (forno quente).
Leve a assadeira ao forno abaixando a temperatura para 160ºC (forno médio) e deixe por 15 minutos. Suba a temperatura para 200ºC (forno quente) para terminar o cozimento (mais 15 minutos, mais ou menos). Ao final do tempo, a massa deverá estar bem dourada e crocante.
Sirva as pêras acompanhadas de chantilly ou sorvete de creme.

Rend.: 4 porções

8 comentários:

Akemi disse...

Patricia, que delícia!!!! Adorei a sugestão! Só uma dúvida, a massa folhada não precisa abrir? Do jeito que a gente tira da embalagem, só colocar a fruta e embrulhar?

valentina disse...

Pat, achei a ideia das nozes dentro da massa esplendida.Tambem gosto muito da fruta cozida, mais macia e massa levemente salgadinha e com a consistencia meio crocante.

Fezoca disse...

Patricia, pra mim a carinha esta otima! e que facil! eu ando num marasmo culinario. nao tenho tido animo de testar coisas novas, nem de fazer receitas velhas. faz parte, neh? mas adoro pera, mil vezes que maçã, e elas estao na temporada. beijao!

Patricia Scarpin disse...

Obrigada, queridas!!

Akemi, a massa que comprei vem como massa de pastel, naquele plástico, daí vc desenrola e ela fica um retângulo bem grande. Depois disso, é só cortar no formato que quiser (dá pra fazer mil coisas com ela, super prática e gostosa).

Val, tb adorei o toque das nozes. E o açúcar derrete e fica meio caramelado, delícia. Sem contar a canela, que para mim é hors concours.
Meus convidados gostaram e quando eu trouxe a sobremesa à mesa eles disseram que era muito chique (eles são uns fofos!).

Fer, querida, tb prefiro pêra a maçã. Quando eu era criança comia muuuuuita pêra (risos)
Os seus posts são muito bacanas, mesmo quando não são receitas. Eu vou lá, leio, e às vezes nem comento nada pq fico sem saber o que escrever.

Um beijo!

Karen disse...

Nunca tinha visto uma sobremesa de pêra assim, gostei da idéia, só não levo jeito com a massa folhada congelada, a minha nunca cresce e fica esquisitona, devo fazer algo errado na hora de descongelar.

Ana disse...

Que delicia!! Eu AMO macas e peras cozidas, ficam divinas, docinhas e macias! P/ comer no inverno eh minha sobremesa preferida!
Ana

Patricia Scarpin disse...

Karen,
Eu não tinha mexido ainda com massa folhada em rolo, só tinha comprados vol-au-vents uma vez (da mesma marca, eram ótimos). Tb fiquei meio receosa.
Na embalagem, está escrito para descongelar 30 minutos antes de usar - fiz isso 1 hora antes.

Ana, dear, no inverno nada mais gostoso do que fruta assada (e com canela, que sou viciada). :D

renata disse...

Estes teus convidados devem já sair da tua casa ansiosos pelo próximo convite. Tá um luxo esta sobremesa !

Related Posts with Thumbnails