segunda-feira, agosto 07, 2006

Scones com gotas de chocolate

Não sei se é porque me formei tradutora, mas adoro procurar palavras no dicionário.
O problema é que sempre demoro muito porque, enquanto procuro determinada palavra, vou encontrando outras interessantes pelo caminho e não me contenho: leio todas.
Sabia que scones eram um tipo de pãozinho originário da Escócia. Mas achei melhor dar uma olhadinha no Oxford antes de postar. Lá dizia que eram pãezinhos achatados e macios, feitos de farinha de trigo e cevada, assados rapidamente. Até aí, nada muito extravagante.
O que me chamou a atenção foi o verbete anterior, "Scone" - assim mesmo, com letra maiúscula.
Scone era uma aldeia de Tayside, antiga capital da Escócia. E nesta vila havia uma pedra sobre a qual os reis escoceses eram coroados.
A pedra hoje está sob o trono da Abadia de Westminster, onde são coroados os monarcas ingleses.Achei muito interessante a história.
Imagine, uma pedra ser um símbolo tão especial, local de algo tão importante. Excalibur me veio à mente.

Acabei me lembrando de umas aulas deliciosas que tive na faculdade, com o Leandro Karnal.
Ele foi nosso professor de Cultura e Civilização Inglesas (no terceiro ano) e Cult. e Civ. Norte-Americanas (no quarto). Ele era hilário. O modo de falar de história nos fazia rir muito e memorizar um mundo de informação. Seus comentários nas provas e trabalhos eram, por vezes, um tanto ácidos.
Uma vez, uma colega respondeu uma questão em poucas linhas. Ele escreveu: "hum... que pobrinho..."

Ainda me recordo de muita coisa que aprendi nas aulas - que eram muito bacanas, apesar de ele arrancar nossas peles nas provas.
Infelizmente, esqueci bastante coisa também. Sabia de cor todas as dinastias, quem matou quem para subir ao trono, etc.
Para quem quiser conhecer o método único do Leandro, ele dá aulas na Casa do Saber, em São Paulo. Os cursos são meio caros, mas para quem gosta de História são um prato cheio (desculpem, mas não resisti ao trocadilho). :)

Os meus scones têm gotinhas de chocolate e a receita foi tirada daqui. Gostei da textura, bem macia.
Usei metade das gotas que a receita pede e achei mais do que suficiente. Vai depender do quão chocólatra você é.
Mesmo no dia seguinte ainda estavam gostosos (aquecidos no microondas).
Não coloquei a cobertura de açúcar e canela, para não ficar muito doce. Mas posto aqui para quem quiser provar.

Scones com gotas de chocolate

280g de farinha de trigo
50g de açúcar
1 1/4 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de bicarbonato
1/4 colher (chá) de sal
115g de manteiga gelada e em cubinhos
90g de gotas de chocolate
1 colher (chá) de essência de baunilha
160ml de coalhada

Para pincelar os scones:
1 ovo (meio seria suficiente, mas...)
1 colher (sopa) de leite

Cobertura de canela:
50g de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre uma assadeira com papel manteiga.
Numa tigela, misture a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Junte a manteiga e vá misturando com as pontas dos dedos, até tudo ficar com uma consistência de farelo grosso. Adicione as gotas de chocolate.
Misture bem a coalhada com a baunilha e despeje nos ingredientes secos. Misture até obter uma massa (não mexa demais).
Transfira-a para uma superfície enfarinhada e amasse 3 ou 4 vezes com as mãos. Todos os farelinhos que estavam na tigela vão grudar na massa e você vai ter uma bola.Modele-a em formato de disco, como uma pizza. O meu disco de massa tinha aprox. 20cm de diâmetro de uns 3,5cm de espessura.
Corte triângulos (como a foto abaixo), coloque-os na forma preparada e pincele com o ovo misturado ao leite.


Se você optar por usar a cobertura de canela, este é o momento. Misture a canela e o açúcar e salpique sobre os scones logo depois de pincelá-los com o ovo.
Leve ao forno por 20 minutos, aproximadamente, ou até que estejam dourados.

Rend.: 8 scones

14 comentários:

Karen disse...

Seus scones ficaram muito bonitos!
O Karnal não dá aulas na Unicamp também? O nome não me é estranho...

Valentina disse...

Pat, vais gostar de ler o post da Anna -
http://bakingforbritain.blogspot.com/2006/06/oatmeal-bannock-scones-part-1.html
Depois tem o part 2. Lindos os teus scones.E o mais legal é que é bem facil de preparar - scones.bjs

Ana disse...

Gostei do seu blog, te achei pelo site da Karen, Kafka na Praia!
Tbem adoro cozinhar desde pequena, e tenho um blog culinario, passe la dar uma olhada. Eh em ingles, mas pelo q li dos seus posts a lingua nao sera problema! hehe!
Gostei do seu post sobre o fudge, realmente eh um doce americano bem gostosinho de textura cremosa, e como vc disse lembra bem o brigadeiro p/ nos!
Ana

Patricia Scarpin disse...

Karen,
Tudo bem?
Ele dá aula lá, também. É uma figura. Dava trabalho transcrever as aulas que gravávamos, porque era muita risada e às vezes encobria a voz dele. :D

Val,
Vou lá olhar o post daqui a pouco. Achei o máximo a história toda que o nome do pãozinho carrega. Sou super ligada nessas coisas.

Ana,
Eu já visitei o teu blog algumas vezes, viu? Só não fiz nenhum comentário.
(risos)
Adorei a sua visita, volte mais vezes!

Anônimo disse...

Patricia (com ou sem acento?),estou assando pão de queijo para o café mas bem que trocaria por esses scones sem mea culpa.Resta saber se toparias rs.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Renata,

Sem acento na certidão de nascimento, com acento na de casamento, então, fique à vontade. :D
Olha, não sou fã de pão de queijo (ninguém acredita nisso), mas trocaria contigo, sim. O rendimento deles é ótimo e dá pra dividir sem problemas.

Akemi disse...

Faço coro a todas que já postaram aqui, estão lindos os seus scones! Eles crescem bem, ne? Acho que faria os meus sem choco chips, adoro comer com geléia e clotted cream! Achei interessantíssima esta estória do Scone, acho muito legal esta parte da origem dos nomes das comidas! Continue a nos informar e babar com seus posts! Bjos! ;)

Patricia Scarpin disse...

Akemi,

Você é muito chique, viu? Eu queria que tivéssemos clotted cream aqui também. :D
Também fiquei impressionada quando os vi no forno, não achei que cresceriam tanto. E ficaram muito fofinhos!
You're far too kind.
um beijo!

MarinaB disse...

Pat,
eu simplesmente AMO o seu blog!
Sou professora de Educação Infantil e estou fazendo um projeto de culinária onde fazemos as receitas tradicionais de países que falam a língua inglesa. Farei os Scones essa semana.. mas tenho uma dúvida... posso untar a forma de forma convencional? com farina e manteiga?
Um beijinho e parabéns pelo empenho

Patricia Scarpin disse...

Marina, que bom saber! Obrigada por vir aqui me contar!
Creio que não haverá problema - o papel manteiga facilita na hora da limpeza. ;)
Beijo e obrigada pelo feedback!

MarinaB disse...

Pat,
fiz os scones ontem.. mas em vez de chocolate chips, usei a cobertura tradicional, com açucar e canela..
A escola ficou com um cheiro incrível!!! Todos vieram me perguntar se já estava pronto!!!! As crianças adoraram!
Porém, tenho uma dúvida.. por um acaso, vc tem alguma outra receita da Inglaterra? Como eu te disse, eu estou fazendo um projeto.. e a receita que eu tinha escolhido é um pouco complicada para se fazer com crianças de 2/3 anos.
Obrigada de novo!!
YOU ROCKS!
Beijo

Patricia Scarpin disse...

Marina, amei a idéia da canela! Deve ter mesmo ficado um cheiro maravilhoso.
Dá uma olhada no blog Trem Bom, da Valentina, lá tem uma receita de shortbread que é bem fácil e gostosa.
Infelizmente, não tenho outra receita aqui pra te indicar!
Beijoca!

Tea with Erika disse...

Cada vez mais descubro que você é bem parecida comigo! Entre outras coisas, também sou tradutora. E, quando pego um dicionário, simplesmente me perco! Adorei a dica da Casa do Saber - pena que moro no Rio. Gostaria muito de fazer o curso do Leandro sobre Londres, mas parece que ele não vai dar este ano. Bem, vamos deixar de papo, pois tenho scones a fazer!���� bjs

Patricia Scarpin disse...

Oi, Erika!
Eu preciso me disciplinar e fazer um curso dele logo. O problema é que nem sempre os horários funcionam pra mim. :(
Depois me conta dos scones? Beijão!