terça-feira, agosto 29, 2006

Muffins de mexerica (a.k.a. propaganda enganosa)

Desde que vi esta receita, fiquei doida para fazer algo com mexerica. Amo o sabor da fruta, o aroma, a cor. Tudo. Se alguém estiver comendo mexerica num outro quarteirão dá pra saber. :D
Este livro havia chegado e eu não tinha nem aberto ainda. Olha que agonia. Não tinha dado tempo, mesmo. Estou com um milhão de livros pra ler, no meio de outro (uma leitura deliciosa, difícil de largar), e ainda chegam os cookbooks pelo correio... É uma tortura imensa.

A primeira receita do livro era de muffins de laranja. Em um segundo imaginei a receita sendo feita com mexerica. E foi isso que fiz.

Procurei o suco concentrado (tipo Maguary) no mercado, mas não achei: só tinha de goiaba, laranja, maracujá, caju. Então comprei as mexericas e fiz o suco em casa. Ficou grosso, porque não tirei todo o bagaço. Estava saboroso, um cor de laranja forte.

Fiz os muffins e esperei ansiosa pelo resultado. Ficaram com uma cor bonita e com o topo um pouquinho mais alto do que os que fiz antes. Acho que estou pegando o jeito com muffins. :D
Além disso, comprei umas forminhas de silicone lindas, coloridas, super práticas. Não é necessário untá-las nem polvilhar farinha. E na hora de tirar os muffins, foi facílimo: só de pegar nas forminhas, eles já "saltavam" para fora. Adorei.

Só que, ao morder, que decepção... Eles estava deliciosos, fofinhos, com uma textura ótima!! Mas... e o gosto da mexerica?? Não passou nem perto!! :(

Vou postar a receita aqui como está no livro, com laranja. Porque é assim que vou fazê-los da próxima vez.

Quem tiver o livro vai perceber que fiz uma confusão na hora de pegar as medidas de farinha. Porque usei as medidas americanas, mas na farinha não, considerei uma xícara como 120g. Como deu certo e os muffins ficaram super leves, deixei assim mesmo.

Muffins de laranja

90g de manteiga derretida, fria
200g de farinha de trigo com fermento
50g de açúcar
22g de amêndoas moídas
90ml de suco de laranja feito na hora
90ml de leite integral - usei semidesnatado
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó (aqui achei que a Nigella estivesse doida. Não estava, não.)
raspas de casca de laranja
1 ovo

Pré-aqueça o forno a 205ºC.
Coloque a farinha, o açúcar, as amêndoas, o bicarbonato, o fermento e as raspas de laranja numa tigela. Numa jarrinha à parte, misture o suco, o leite, o ovo e a manteiga. Faça um buraco nos ingredientes secos e despeje nele os líquidos. Mexa rapidamente com um garfo. A massa não deve ficar lisa. Não se preocupe com os grumos.
Coloque em forminhas próprias para muffins (você pode usar de papel, se quiser) e leve ao forno por 20 minutos, ou até que dourem.

Rend.: 12 muffins (obtive 11 gordinhos e 1 mais magrinho)

8 comentários:

Valentina disse...

Pat querida, que decepção quando isso acontece,ne?!? Estive aqui pensando e wondering se as mexericas estavam bem doces. Já fiz o meu bolo com mexericas mixurucas e nem sentia-se o sabor.Esta é uma possibilidade. Procure laranjas docinhas quando fizer com laranja.A cor deles ficou boa - que bom. bjs

Fer Guimaraes Rosa disse...

Patricia, eu tenho esse livro da Nigella, mas nunca fiz nada dele. Preciso reolhar.

Essa mexericada me fez lembrar de uma receita que eu fiz anos atras que ia mexerica, e ela era cozida inteira na agua, depois moida e so entao ia na massa, que nao levava farinha de trigo, mas farinha de amendoa. uma coisa louca. Agora, me pergunta se eu lembro de onde tirei essa receita? NAO!! :-(

beijos, :-)

Karen disse...

Que pena que não ficou como você gostaria, mas isso acontence! Ficaram bonitos!

Patricia Scarpin disse...

Val,
Usei mexericas saborosas. O suco estava delicioso. Vou tentar com laranja para ver se o sabor fica mesmo marcante ou leve, depois conto o resultado.

Fe, tenho 3 livros dela e só não gostei muito do "Feast". Essa sua idéia pode me ser útil (de cozinhar a tangerina, etc.), mesmo vc não lembrando a receita! :D

Obrigada, Karen!
Coisas da vida, né? Nem sempre as experiências na cozinha resultam no que esperamos, mesmo assim me divirto!

Anônimo disse...

Patrícia, de mexerica nunca fiz mas testei uma receita de muffins de laranja da nestlè outro dia que também não fcou nenhuma maravilha. Estou de olho em uma que peguei no cybercook e se quiser te mando. Parece boa.

Ana disse...

Humm, tbem estou p/ fazer aquele bolo da Valentina e assim como voce tbem ADORO mexerica! Eh bom demais, ne?!!
Da ultima vez q fui ao Brasil (em junho) comia mexerica todos os dias... ai q saudade!!
Vou tentar a sua receita, parece muito boa! Pena q nao eh epoca de mexerica (nem de laranja) aqui ainda...
Vc usou raspas da casca da mexerica nos muffins Patricia?? As raspas geralmente dao um "tcharans" a mais nos muffins!
Ana

Anônimo disse...

Patrícia, simplesmente adireu seu blogger entrei procurando receita de bicho de pé e, ao entrar aqui fiquei horas a fio quase esquecendo de minha receita de tão bom que é.
Obrigada por dividir conosco o que vc sabe.
beijos.
Prika,

Anônimo disse...

vc ja tentou usar aquele suco TANJAL?????

eu uso ele pra fazer trufas (pq as minhas só com produtos naturais) e reduç~sao de molho pra fazer caldas para pratos doces e salgados...ele é bem concentrado
beijocas