sábado, agosto 26, 2006

Bicho-de-pé

Minhas queridas leitoras do blog, voltei!!
As férias foram maravilhosas, pena que já estejam acabando... :(
Tenho algumas coisas novas para postar.

Dia 17 de agosto foi aniversário da minha irmãzinha caçula, a Jéssica. Todos os anos eu faço o bolo e os docinhos dos aniversários da família, mas os dela são especiais. Ela é o xodó da casa.
A festinha foi no sábado, dia 19. Fiz um bolo de chocolate, recheado com brigadeiro e coberto com pasta americana. Modelei uma menininha e uma cachorrinha e coloquei em cima do bolo - a Jéssica e a Pi.
Olhem as fotos dele aí:



Para os docinhos, o tradicional brigadeiro e também bicho-de-pé. Além deles, minibrownies de doce de leite e mini pães de mel.

As meninas gostaram mais do bicho-de-pé do que do brigadeiro; eu também gosto mais dele, porque o azedinho da gelatina de morango corta um pouco o doce do leite condensado, mas as crianças o preferirem ao tradicionalíssimo brigadeiro foi uma surpresa para mim. Uma amiguinha da Jéssica falou para uma outra que o brownie "era o mais maravilhoso". Eu vi e achei graça.

Hoje vou postar a receita do bicho-de-pé. Não sei porque um docinho tão gostoso tem um nome tão feio... :P

Ele é simples de ser feito - é como fazer brigadeiro, não tem mistério. Também é super gostoso de comer com colher, naqueles dias em que precisamos de um docinho pra alegrar nossas vidas...

Bicho-de-pé


1 lata de leite condensado (eu uso o Moça porque os outros não têm a mesma consistência e fica mais difícil e demorado dar o ponto nos docinhos)

1/2 caixinha de gelatina sabor morango

1 colher (sopa) de manteiga ou margarina sem sal

Misture bem os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Continue mexendo até a mistura se desgrudar do fundo da panela.

Despeje num prato untado com margarina ou manteiga e deixe esfriar completamente.

Faça bolinhas e passe no açúcar refinado.

Rend.: aprox. 40 docinhos

17 comentários:

Valentina disse...

Pat, estou apaixonada pela delicadeza do bolo. Fico bonito, e elegante.SEm ser excessivo. Parece muiito interessante também este recheio.Vc faz um brigadeiro meio ralo? Bicho de pé , nao lembrava deles. Andei procurando a origem do nome mas sem muita sorte. Never mind. Fico aguardando os brownies.Bjs

Karen disse...

Você tem muito talento para decorar bolos! Muito lindo! Também estou aguardando a receita dos brownies!

Anônimo disse...

O bolo dispensa comentários. É muito talento para uma pessoa só ! Patricia, olha que sempre fiz o bicho-de-pé com uma caixa de gelatina (receita do Terra) e achava que ficava meio enjoativo. Isso de meia caixa deve ser o pulo do gato. Vou testar no próximo níver.Besos

Akemi disse...

Amei o bolo, quanto talento! Sou péssima para essas coisas! Fiquei encantada com o cachorrinho! Tbm fiz bicho do pé com uma caixa de gelatina e, como a Renata, achei super enjoativo. Essa dica de 1/2 caixinha foi super, obrigada! Agora ficaremos aguardando esses brownies que fizeram sucesso e os pães de mel tbm (não queremos mais nada ne? rs). Espero que aproveite o restinho de férias!

Marcia da Paz disse...

Oi Paty não conheci esse doce, e olha q sou loka por doce, vou experimentar, o bolo ficou lindoooo parabens !!!!!!

Patricia Scarpin disse...

Obrigada por tantos elogios, meninas!!

Valentina, no começo eu fazia um brigadeiro mesmo, um pouco mais mole do que para enrolar. Mas como os bolos com pasta americana não podem ir à geladeira, eu comecei a usar um recheio da Nestlé que compro em latas bem grandonas. Fico mais tranqüila por causa dos conservantes.

Karen, adoro fazer bolos decorados. O do meu pai tinha um bonequinho com uma viola no colo, o do meu irmão tinha um bonequinho com a caminhonete dele, com os vidros de insulfilm! :D

Renata, vc tocou num ponto que eu queria ter colocado aqui no post e na hora esqueci: já fiz com 1 caixa inteira de gelatina e ficou duro, parecendo jujuba. Depois disso, reduzi pela metade e nunca mais errei.

Alemi, estou de volta ao trabalho! E com várias coisas novas pra postar. Pode ficar tranqüila vou colocar todas as receitas aqui. :D

Marcinha, é um docinho muito gostoso. Diferente. Tem gente que faz com Nesquick de morango, eu não gosto. Só faço com gelatina.

Ana disse...

Lindo e meigo, adorei!! Voce tem talento mesmo!!
Ana

miki w. disse...

patrícia! eu faço QUALQUER COISA por um bicho do pé, amo de paixão! obrigada por compartilhar sua receita conosco!
bjs, miki

Anônimo disse...

Nossaaaa!!! MUITO Obrigada por essa receita maravilhosaaaaa!!! Beijão!!!!

Anônimo disse...

Oi Pat linda... então menina, o seu bolo ficou show de bola. Como não tenho muito talento para fazer bolos, vou ficar só nos docinhos no niver da Maria Luiza. Estou com algumas dúvidas sobre o bicho de pé, vamos lá: não sou muito chegada em enrolar docinhos, posso fazer e colocar nos copinhos, né? Acho que teria só de acertar um ponto um pouquinho mais mole. Outra coisa, você tem alguma idéia de quantos copinhos rendem uma receita? O niver da minha filha tem 15 adultos e 10 crianças e quero fazer uns 50 copinhos (tb vou fazer beijinho e brigadeiro). Será que é pouco??? Bem, não estou logada, se você puder me dá um toque no meu blog ou no e-mail, pois não vou conseguir acompanhar as respostas no seu post.

Bjos

Karina
karinabatista@gmail.com
www.mariacarambola.blogspot.com

Patricia disse...

Primeiramente parabéns pelo bolo, ficou lindo. Posso te perguntar como o cobriu? Adoro cozinha e acabei me aventurando no bolo coberto com pasta americana de depois de fazer uma bagunça gigantesca na cozinha fazendo a pasta, perdi mais da metade tentando cobrir o bolo, ela rachou, caiu tudo, despencou... fracasso total. Mas como não desisto, fiz novamente e acabei que não cobri o outro bolo todo fiz uma tampa de pasta americana e a lateral com chantilly mesmo.
Outra dúvida para te aborrecer... Em uma feira meu marido comeu o tal bicho de pé (nome de origem portuguesa que até hoje ninguém consegue me explicar o porque do nome), e ele me pediu para fazer e fiz zilhares de receitas e nenhuma deu certo. De meleca molenga a super cola cor de rosa tudo deu errado. Vou tentar sua receita (tenho fé dessa vez), mas... tenho alergia morango pode ser uma gelatina de outro sabor? Abacaxi, limão, uva??? Pode????
Eu agradeço e digo que descobri seu blog hoje e confesso que ADOREI, PARABÉNS!!!!
Se me permitir farei milhões de visitas.
Obrigada e Parabéns.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Patricia, obrigada!
Cobri simplesmente abrindo a pasta americana com um rolo, colocando sobre o bolo e alisando com uma espátula própria para isso. Massa que racha é excesso de açúcar ou está ressecada demais.
Quanto ao bicho de pé, só conheço de morango. Vc pode variar a gelatina, sim, mas se for por causa de alergia a morango talvez vc possa usar a gelatina de morango mesmo, duvido que tenha alguma coisa de morango de verdade nela... ;)
Volte sempre, sim!

May disse...

Pode não ser muito "gastronônico", mas o melhor bicho de pé que eu já fiz e já comi foi preparado como um brigadeiro, mas com quick de morango ao invés do chocolate em pó.

A única coisa ruim é ficar sem saber o que fazer com todo o resto do quick, hehehe

Rosana Polo disse...

Oi Patricia...
Estava vendo os comentários,e também faço,ou fazia,os bicho de pé com quick de morango,e as pessoas que me pedem gostam(eu não gosto,enjoei com o cheiro do pó)A fabricante fez algumas mudanças na fórmula,foi ver isso depois que a minha receita que estava acostumada,deu errado-ficou dura,achei até que tinha esquecido da manteiga,engano meu.Hoje 06/04/12 fiz uma receita(que me pediram) e depois de 1 hora a danada ficou dura.Estou em pânico,é encomenda,e agora fazer receita diferente...o que faço??Vou testar com gelatina..Help...obrigada
rosana-polo@ig.com.br

Anônimo disse...

Simplesmente AMEI!!!
Vc é muito cuidadosa com os detalhes, parabéns
Bj
Thatiana Bandeira

Unknown disse...

Olá, vc poderia me ajudar?
Fiz uma quantidade mt grande de bicho de pé, porém como ele não dava ponto arrisquei em colocar mais uma gelatina e a conclusão disso que ele ficou super duro!!!!
Será que eu tenho como salvar este doce? Talvez usando mais leite condensado ou creme de leite?
Help me!!!!
Bjim, Monica

Patricia Scarpin disse...

Monica, infelizmente não vejo solução para o doce. :(